17.3 C
Guimarães
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Vitrus: administração volta a pagar ‘Prémio de Desempenho’

Economia

Bruno Fernandes, vereador do PSD voltou a manifestar-se contra a discriminação salarial existente no Município.

A Vitrus Ambiente atribuiu, uma vez mais, um ‘Prémio de Desempenho’ a todos os seus colaboradores, tornando-se numa ilha salarial no oceano municipal.

O vereador do PSD pediu regras claras para atribuição destes prémios e solicitou explicações ao presidente da Câmara porque é que os restantes trabalhadores da administração municipal – directa e indirecta – não têm as mesmas benesses.

PUB

Bruno Fernandes e Domingos Bragança, esgrimiram argumentos sobre a discriminação que se repete, o que leva a que, nos bastidores, já se diga “vamos todos para a Vitrus”.

O vereador social-democrata, entende que as entidades em que o Município participa com a injecção de dinheiro – cooperativas e empresas municipais – “não devem ter menos responsabilidade e rigor na defesa do interesse público”

Porém, enunciou que “há vários exemplos de subjectividade nas empresas municipais, onde a Câmara é apenas o financiador”. Tal como acontece na Vitrus.

Ora, o dinheiro que paga aos funcionários públicos no Município e aos privados de outras empresas e cooperativas, provém do mesmo cofre: o orçamento municipal.

Neste caso, os trabalhadores da empresa que tem vindo a ‘engordar’ com mais funções,  beneficiam do critério – subjectivo – da sua administração que não está em pé de igualdade com as outras entidades ditas do perímetro municipal.

Bruno Fernandes acusou Domingos Bragança, de ser ‘negligente’ ao não promover a igualdade de tratamento nos diversos quadros de pessoal, e permitir que na Vitrus se tenha pago um prémio de 400€ (300€ em 2022) e na Vimágua, Casfig, Tempo Livre, Fraterna não se tenha feito o mesmo.

Bruno Fernandes (vereador PSD). © GA!

Com esta prática, “motiva-se uns e desmotiva-se outros” funcionários, pagos pelo orçamento do Município. E acrescenta que “ao criar-se excepções, também se criam injustiças, na Câmara aplica-se a lei e na Vitrus a administração faz o que quer”.

Bruno Fernandes não colocou em causa o prémio “se é ou não justo” porque não é essa a questão. O que não compreende é que “a administração macro municipal permita a atribuição de suplementos de salário com critérios de subjectividade evidente”.

Repetindo-se na abordagem deste assunto, o vereador do PSD, afirmou que se a Vitrus paga… “é com o dinheiro desta casa”; se “a Vitrus tem resultados e os distribui em funções do resultado da operação – é porque tem um contrato super valorizado – então a Vimágua e outras entidades deveriam fazer o mesmo”… E “se a gestão da Vitrus é excepcional é porque a das outras empresas não o é”

Concluiu, sustentado, que se “está a adensar mau estar nos recursos humanos do perímetro municipal”, defendendo “uma harmonização das contratações, dos salários, vencimentos e prémios”.

O presidente da Câmara, também, reafirmou o que disse sobre este apoio incomum e extraordinário, iniciado pela administração da Vitrus. “Sou favorável aos prémios de desempenho” – repetiu Bragança.

Defendeu a implementação de ‘um estudo’ sobre remunerações na administração municipal directa e indirecta, de modo a perceber-se que tipo de remunerações são pagas… “se mínimas, médias ou elevadas”

Domingos Bragança (presidente Município de Guimarães). © GA!

Falou de situações ‘problemáticas’ de falta de pessoal, ao nível de quadros, como arquitectos, informáticos. E da falta de resposta nos concursos para pessoal operário, calceteiros, carpinteiros.

Explicou depois que “sou favorável a que cada empresa ou cooperativa municipal, onde a Câmara tenha um representante nos órgãos sociais”… analise esta questão sem o dizer formalmente. 

Disse ainda que ‘a estabilidade de emprego’ é o que a Câmara pode fazer para quem deseja empregar-se na administração autárquica.

Terminou, sustentando, que “há ganhos de eficiência na gestão da Vitrus” que podem justificar este prémio extra para os seus trabalhadores.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias