24.5 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Techtextil: empresas vimaranenses mostram o seu caminho na inovação têxtil

Economia

De novo, Frankfurt é o centro da inovação e transformação têxtil, com as feiras Techtextil e Texprocess que a Messe promove, estas de dois em dois anos.

O que fazem as empresas vimaranenses Têxteis JF Almeida, Tearfil, Inovafil Fiação, Lunartex, Neves & Companhia (Coltec), neste mundo em que as estrelas são máquinas, tecidos e processos, ferramentas da transformação e desenvolvimento têxtil.

PUB

Neste fórum em que o estado da técnica do sector é evidenciado, de dois em dois anos, também está o Citeve, para mostrar como na região também se acompanha esta permanente mudança com novas e mais versáteis máquinas que mudam quase por completo os processos produtivos, são essenciais na inovação.

E empresas da região em que o têxtil técnico tem expressão como a TMG e Endutex. Nesta edição, juntou-se, pela primeira vez, a Associação Fibrenamics – Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos, sediado no campus de Azurém.

João Almeida (administrador JF Almeida) © GA!

João Almeida, da JFA, realça que a presença em Frankfurt visa “realçar diversos acabamentos especiais e funcionais em fio que têm por base um trabalho de investigação da nossa equipa de desenvolvimento”, uma extensão do esforço internacional, paralelo, à comercialização de têxtil-lar e mais um reforço da presença da empresa no mundo.

Explica que o portfólio de produtos abrange seis áreas distintas nas áreas do sector automóvel, desporto, segurança e ramo alimentar.

“A oferta é grande e pretendemos diversificar as áreas de negócio. Estamos também a aproveitar a Techtextil para apresentar um protótipo relativo ao projecto texp@c quando basicamente é um desenvolvimento que aposta na automação e robotizacão de uma linha para produção de robes com incorporacão de aquecimento inteligente” – sustenta.

Stand Tearfil. © Direitos Reservados

Também a Tearfil, de Moreira de Cónegos, mostra “as incríveis inovações” expostas no stand, na Techtextil 2024. A presença na principal feira internacional de comércio de têxteis técnicos e falsos tecidos, a Tearfil mostra uma cabine totalmente sustentável feita de materiais reciclados e biodegradáveis.

A Tearfil distingue as suas propostas com um design inovador através de um espaço funcional e esteticamente agradável, com cores naturais e materiais orgânicos que reflectem o compromisso com a sustentabilidade. As tecnologias têxteis avançadas estão sinalizadas nas amostras de tecidos técnicos inovadores, como têxteis inteligentes a materiais resistentes ao fogo, uma forma de explorar o futuro da indústria têxtil.

A empresa destaca a sua consciência ambiental com a colecção Togetherness, onde se apresentam as últimas inovações sobre materiais de próxima geração, elaboradas com parceiros de todo o mundo. E com stand concebido à base de materiais reciclados e biodegradáveis que incorporam fibras naturais como cânhamo e sisal, que são biodegradáveis e renováveis.

Stand Lunartex. © Direitos Reservados

Recorde-se que as empresas Têxteis JF Almeida, Inovafil Fiação, Lunartex, Neves & Companhia (Coltec) e Tearfil representam Guimarães, tal como a Associação Fibrenamics – Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos. Da região Norte, a Impetus, Endutex, TMG, Carvema Têxtil, e o Citeve enquanto centro de investigação.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias