11.7 C
Guimarães
Terça-feira, Maio 21, 2024

Frankfurt: feiras Techtextil and Texprocess mais fortes começaram hoje

Economia

Com cerca de 1700 expositores, de 53 países, as duas feiras dedicadas ao têxtil técnico apresentam novidades no processo de produção têxtil.

E ressaltando a sua importância pioneira para a indústria global ambas tornaram-se no centro de inovações orientadas para o futuro da indústria têxtil internacional – desde tecnologias progressivas a materiais revolucionários.

PUB

Na abertura, desta 20ª edição, a Techtextil apresentou-se com uma nova dimensão; a Texprocess continua bem posicionada em todos os grupos de produtos, mostrando materiais, produtos máquinas, em alianças empresariais recentemente forjadas que preparam o caminho para o futuro da indústria.

“Frankfurt volta a ser o centro das inovações têxteis e tecnológicas, que muitas vezes são apresentadas ao público pela primeira vez na Techtextil e na Texprocess” – salientou Detlef Braun, membro do conselho executivo da Messe Frankfurt, no seu discurso de abertura.

Salientou, ainda, que ambas as feiras “são um indicador importante e uma força motriz para o futuro de muitos outros ramos da indústria” e no seu 20º aniversário “a Techtextil tornou-se maior do que nunca e, juntamente com a Texprocess, está em grande forma”.

Também, na cerimónia de abertura das feiras, um painel gerou impulsos prospectivos com o tema ‘Da reciclagem de têxteis ao processamento de vestuário – o papel da IA’.

Chloé Salmon Legagneur, director CETIA, Ingo Rollwagen, AMD Akademie Mode & Design/ Hochschule Fresenius, Senior Advisor IMP Consulting, Elgar Straub, Managing Director, VDMA Textile Care, Fabrics and Leather Technologies, e Olaf Schmidt, Vice President Textiles & Textile Technologies, Messe Frankfurt, foram os oradores escolhidos para falarem sobre as oportunidades de uso de Inteligência Artificial (IA) nas áreas de produção e processamento têxtil.

Identificando novas abordagens, utilizando o potencial e melhorando os processos existentes – a Inteligência Artificial representa uma grande oportunidade para o progresso na indústria têxtil. Aqueles que se envolvem com os novos desenvolvimentos hoje estão bem posicionados para o futuro. 

As vantagens das soluções de IA são evidentes: maior eficiência, competitividade, transparência e sustentabilidade. No entanto, tirar o máximo partido da IA exige conhecimentos especializados, investimento e tecnologias adequadas. O painel de discussão analisou como a IA pode ser usada para obter os melhores resultados na indústria têxtil a partir de uma variedade de perspectivas.

A Inteligência Artificial oferece novas oportunidades de inovação. Por um lado, estão a surgir desenvolvimentos que utilizam a IA para melhorar as operações tradicionais de fabrico e processamento de têxteis e para as tornar mais eficientes, por exemplo, a detecção inteligente de falhas durante a produção ou os cálculos optimizados de materiais tornam a produção e o processamento mais rápidos, melhores e mais sustentáveis.

Têxteis JF Almeida, Tearfil, Impetus, Endutex, Citeve, TMG, Associação Fibrenamics – Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos, Carvema Têxtil, Penteadora, Inovafil Fiação, Lunartex, Neves & Companhia, são empresas que marcam a sua presença em Frankfurt.

© Thomas Fedra/ Messe Frankfurt

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias