10.5 C
Guimarães
Terça-feira, Maio 21, 2024

Muralha: visitas à casa da Rua Nova e ao Tribunal

Economia

Eduardo Fernandes, professor na Escola de Arquitectura Artes e Design da Universidade do Minho, orientará a visita que se realizará no dia 4 de Maio (Sábado) pelas 11h00.

A Muralha abre o seu ciclo de visitas ao património, neste caso com a parceria da delegação da Ordem dos Advogados.

PUB

A casa da rua Nova (na rua Egas Moniz), Prémio Europa Nostra 1985, e recentemente remodelada é a primeira a ser mostrada. É uma casa de origem medieval (século XIV), transformada numa importante residência burguesa através de intervenções nos séculos XVII e XIX. O edifício foi um exemplo europeu de reabilitação, a cargo do arquitecto Fernando Távora, ganhando o importante e distintivo Prémio Europa Nostra (1985). Agora, o seu edifício foi adaptado para sede do Gabinete Técnico Local. Hoje, e após recentes obras de conservação, alberga a sede da delegação da Ordem dos Advogados.

O actual Tribunal de Guimarães, inaugurado a 24 de Junho de 1960, é uma obra do arquitecto Luís Benavente (1902-1993), vem substituir o inicialmente projectado pelo arquitecto Marques da Silva para um edifício da Câmara Municipal (cujo início da construção se deu nos anos 40), estando previsto já no plano de expansão urbana da cidade do capitão Luís de Pina (1925) que pretendia, naquela zona, criar uma praça que unificasse a velha e nova cidade.

O arquitecto Siza Vieira, com a construção do estacionamento, reconfigurou a praça da Mumadona (2011). No interior do Tribunal pode-se ver importantes obras do artista plástico vimaranense António Lino (1914-1996), uma pintura mural (batalha de São Mamede) e um mosaico, e, no exterior, a imponente Mumadona do escultor Álvaro de Brée (1903-1962).

Os interessados poderão inscrever-se através do email guimaraesmuralha@gmail.com.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias