18.4 C
Guimarães
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Nicolinas: melhor carro das ‘Maçazinhas’ é da escola Martins Sarmento

Economia

Este prémio foi instituído em 2022 e premeia o melhor carro a desfilar no número mais emblemático das Festas Nicolinas, que se realiza no dia 6 de Dezembro, dia de São Nicolau, o padroeiro das festas. 

Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura, presidiu à cerimónia e, em representação do júri, Marta Nuno, da Irmandade de São Nicolau, e José Ribeiro, da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães – Velhos Nicolinos, bem como Eduardo Lobo, presidente da Associação das Comissões das Festas Nicolinas também marcaram presença.

PUB

Paulo Lopes Silva começou por dizer que o prémio que o Município de Guimarães atribui ao melhor carro das Maçazinhas pretende “ser de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por professores e alunos das escolas participantes, bem como de estímulo para que, a cada ano, o número das Maçazinhas possa angariar mais participantes e aumentar a sua qualidade”. O vereador da Cultura destacou ainda o trabalho da comissão das Festas Nicolinas que fez com que as Nicolinas 2023 tivessem sido um enorme sucesso.

Marta Nuno, representando o júri começou por revelar as quatro escolas elegíveis para o prémio – escola secundária Santos Simões, escola secundária Martins Sarmento, escola secundária Francisco de Holanda e escola profissional Afonso Henriques -, para, em seguida, enunciar os factores tidos em conta na apreciação dos carros participantes, determinantes para a classificação final: relação do tema do carro com a tradição e a actualidade; criatividade; dimensão do carro; qualidade das peças apresentadas; participação dos estudantes na preparação do carro. Marta Nuno destacou ainda o trabalho do grupo de raparigas que trataram da decoração das varandas e anunciou que todas as escolas receberiam um prémio de participação.

José Ribeiro, presidente da AAELG – Velhos Nicolinos, regozijou-se pela maior participação registada na edição deste ano das Maçazinhas, apelando para que, em anos futuros, essa participação possa ser ainda maior.

O prémio ‘CMG – Melhor Carro das Maçazinhas’ foi atribuído à escola secundária Martins Sarmento, recebido pela professora Corália Moreira, responsável pelos trabalhos de preparação do carro. A escola profissional Afonso Henriques foi agraciada com uma menção honrosa, recebida pela professora Marta Gonçalves. Pela escola secundária Santos Simões, o seu director Benjamim Sampaio, recebeu o prémio de participação. Não esteve presente na cerimónia nenhum representante da escola secundária Francisco de Holanda, sendo o prémio de participação entregue à posteriori.

As Maçãzinhas são um número que envolve um cortejo de carros alegóricos, de onde saem os estudantes empunhando uma lança com uma ponta em metal com motivos trabalhados, enfeitada com várias fitas oferecidas por amigas e namoradas, e colocada na ponta de uma cana, onde se enfiam as pequenas maçãs para oferecer às donzelas que esperam nas sacadas e que retribuem colocando na ponta da lança pequenos presentes.

O desfile tem como destino final a Praça de Santiago, local que recebeu o seu nome da cidade espanhola Santiago de Compostela, de importância fulcral na introdução do culto a São Nicolau, em Guimarães. É de certa forma, ainda que de um modo não intencional, uma forma de se prestar homenagem àquela que é a base fundadora (através dos Romeiros) do culto a São Nicolau em Guimarães.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias