17.3 C
Guimarães
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Nelson Felgueiras: realizou “exercício de libertação” durante reunião de Câmara

Economia

O ex-vereador do Desporto – que está sob auditoria devido às suspeitas quanto a subsídios atribuídos à KTF Team, após a notícia do JN dar conta de mensagens no WhatsApp da associação a angariar militantes e distribuir fichas de inscrição do PS – falou ao executivo camarário. Nelson Felgueiras descreveu a sua explicação como “um exercício de libertação” perante as “acusações graves” de que foi alvo.

Durante a reunião de Câmara desta Quinta-feira, o vereador do PSD, Ricardo Araújo, questionou o presidente da Câmara quanto à posição de Nelson Felgueiras no executivo, tendo em conta a polémica que se tem vindo a desenvolver. O ex-vereador do Desporto aproveitou a oportunidade para, publicamente, dar esclarecimentos acerca da situação em que se viu envolvido, bem como fornecer dados e clarificações quanto aos subsídios atribuídos à KTF Team, nomeadamente em comparação com outras associações desportivas.

Paula Oliveira, Sofia Ferreira, Ana Cotter e Nelson Felgueiras. 📸 GA!

O vereador, agora com competências avocadas e em regime de não permanência, começou por referir que Ivo Cardoso, presidente da KTF Team, é seu “amigo pessoal” e que o conhece desde os “15 anos de idade”. Nelson explicitou que em conversa com Ivo e “conhecendo o seu perfil dinâmico e interventivo”, disse-lhe que “seria, seguramente, um bom quadro para integrar o Partido Socialista”. “Em momento nenhum, repito em momento nenhum, solicitei ao Ivo que encetasse qualquer diligência ou enviasse qualquer tipo de mensagem a quem quer que fosse”, garante. Expressou, ainda, que considera a mensagem enviada por Ivo “tremendamente infeliz”.

Na intervenção, que disponibilizará também à Assembleia Municipal para ser distribuída pelos deputados dos diversos partidos, descreve extensivamente a atribuição dos apoios à KTF Team, as percentagens do orçamento da associação que são financiadas pela Câmara, e compara os valores com os de outras associações desportivas e de artes marciais. “Os números falam de forma gritante. Perante o que acabei de expor não existe qualquer margem para subsistir qualquer tipo de dúvida sobre qualquer tipo de benefício à associação KTF no exercício do meu mandato”, declarou.

Para a oposição, Nelson Felgueiras “está a tentar desvalorizar” o assunto. Ricardo Araújo afirmou que “tem duas dimensões que são da maior gravidade”. “O que está em causa é que foi noticiado que um dirigente desportivo andou a tentar angariar militantes para o Partido Socialista, a pedido do vereador Nelson Felgueiras, que é o vereador do Desporto. Ora, só isto, em termos de ética e de autoridade política, é altamente condenável”, reiterou. O social-democrata expressou que o ex-vereador do desporto “não tem condições para exercer os poderes delegados” e concordou com a decisão do presidente da Câmara de lhe retirar os pelouros.

Ricardo Araújo (vereador PSD). 📸 GA!

“Eu recordo a declaração do Dr. Nelson Felgueiras ao órgão de comunicação social que lançou a notícia. O problema daquela mensagem é identificar-me como vereador. Não foi nessa qualidade que fez o pedido. Portanto, reconhece que fez o pedido a um dirigente desportivo, sendo que ele é vereador”, mencionou Ricardo Araújo.

Numa segunda dimensão, o vereador do PSD sublinhou que o conteúdo das mensagens divulgadas “levanta suspeitas e dúvidas relativamente à atribuição dos apoios financeiros a essa associação”. Mais uma vez, felicita a decisão de Domingos Bragança de abrir um processo de auditoria para apurar a verdade. Ainda assim, “independentemente do resultado da auditoria” a oposição mantém que Nelson Felgueiras “já não reúne as condições necessárias, pelo ponto de vista político, para continuar a exercer as funções que lhe tinham sido delegadas”.

📸 GA!

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias