15.5 C
Guimarães
Domingo, Abril 28, 2024

900 anos da Batalha de São Mamede: Luís Amaral e Mário Barroca coordenam comemorações

Economia

Os professores da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) apresentaram esta Quinta-feira, na reunião de Câmara, a Comissão Científica responsável pelas celebrações dos 900 anos da Batalha de São Mamede.

A Comissão tem como presidente honorário o medievalista português, José Mattoso, e será coordenada pelos professores Luís Amaral e Mário Barroca. Reúne ainda diversos docentes universitários e académicos das áreas da história, sociologia, arqueologia e geografia e dois medievalistas espanhóis, a presidente da Direcção Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e a jornalista Paula Moura Pinheiro.

Na apresentação, Luís Amaral deixou claro que o intuito da organização é comemorar os 900 anos da Batalha de São Mamede, mas, sobretudo, “celebrar Portugal e o início da construção do país”. Os docentes da FLUP vincaram que esta será uma celebração que incluirá todo o país e não assumirá carácter “paroquial ou local”. “Acima de sermos vimaranenses ou portuenses, como no meu caso, somos portugueses”, declarou o historiador.

📸 GA!

Mário Barroca apresentou o logótipo gráfico que marcará as comunicações oficiais das celebrações e que foi inspirada no primeiro selo com a denominação Portugal, datado de 1128, com uma interpretação mais contemporânea. Mostrou, ainda, as diversas representações iconográficas de D. Afonso Henriques ao longo dos séculos e que terão lugar, de alguma forma, nas iniciativas.

As comemorações estender-se-ão de 2024 a 2030, com especial enfoque no ano de 2028, data em que se assinalam os nove séculos. O vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, admitiu a possibilidade de colaborar com outras cidades simbólicas no percurso do primeiro rei, nomeadamente Coimbra, Santarém e Lisboa. A nível internacional, poderão envolver-se cidades espanholas, com destaque para Zamora onde foi assinado o tratado considerado como a declaração que deu independência a Portugal, em 1143.

O presidente da Câmara, Domingos Bragança, revelou que convidaram o Presidente da República para presidir à comissão honorária. Paulo Lopes Silva explicou que assim que Marcelo Rebelo de Sousa responder ao convite, serão lançados os restantes que poderão incluir figuras e entidades de outras cidades.

📸 GA!

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias