13.4 C
Guimarães
Domingo, Abril 28, 2024

José Luís Carneiro: apresentou o livro ‘Ganhar o Futuro’

Economia

Contém as intervenção políticas em tempos de pandemia mas o livro ajuda a prolongar no futuro o seu desejo de intervenção pública e política que não se queda apenas pela candidatura a secretário-geral do PS.

“Enfrentámos a crise pandémica com consensos, com construção de soluções em cooperação, colocando os valores europeus e o interesse do país no centro da acção política”, escreveu no livro.

José Luís Carneiro mostrou-se sensibilizado pela plateia que se deslocou ao salão nobre da Associação Empresarial de Braga e destacou a presença dos que com ele partilharam a última lista de candidatos a deputados do PS pelo círculo eleitoral de Braga, numa sessão participada ainda por diversos dirigentes políticos, autarcas e muitos representantes de várias instituições do distrito.

O livro ‘Ganhar o Futuro – intervenções políticas em tempos de pandemia’, foi apresentado pela professora Felisbela Lopes e também por Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho.

Para além de uma prestação de contas, a sistematização de uma resposta política, em especial a resposta dada à crise pandémica, período em que José Luís Carneiro desempenhou funções de secretário-geral adjunto do Partido Socialista e também vice-presidente da bancada parlamentar do PS na Assembleia da República, é o essencial de uma experiência donde se devem colher ensinamentos, como disse. 

A forma como o Governo de Portugal e a União Europeia enfrentaram o desconhecido e a resposta conjunta para a qual o país contribuiu de forma significativa são os destaques da mensagem deste livro. As respostas dadas à protecção do emprego e à sustentação das empresas; a segurança ao nível das cadeias de abastecimento alimentar são outros exemplos apresentados. Respostas que se vieram a consolidar depois da pandemia. Na saúde. Na alimentação. Nos sectores da segurança e da defesa. 

José Luís Carneiro sublinhou ainda os efeitos que a crise pandémica teve no domínio da saúde mental e da aceleração da transição digital, cujos efeitos também se fazem sentir na qualidade da vida democrática.

Foi com casa cheia que, durante mais de duas horas, se recordaram os tempos imediatamente anteriores à pandemia, as respostas dadas à mesma e as lições aprendidas para o futuro.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias