11.7 C
Guimarães
Terça-feira, Maio 21, 2024

Dança: semana de Guimarães quer promover encontros entre pessoas e tempos

Economia

A Semana da Dança, num formato novo, estendida no tempo, com novas abordagens, diferentes tipos de dança, decorre de 27 a 28 Abril.

Um workshop de folclore, com o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos abre o evento.

PUB

Regressar às origens e manter vivas as tradições, criando uma ligação entre as danças tradicionais e a dança contemporânea é um dos objetivos da Associação de Dança de Guimarães e da Academia de Bailado, onde irá decorrer este momento de aprendizagem.

“O respeito pelo passado faz-se com a preservação da memória adaptada ao tempo presente através de uma linguagem comum, que é a do movimento como expressão de sentimos e de vivências”, justifica Rui Donas.

Com curadoria do Cineclube de Guimarães, ‘Billy Elliot’ estará em exibição na tarde de Sábado, no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor. Um dia que culmina com a apresentação de ‘Take’, de São Castro e António M. Cabrita, no grande auditório Francisca Abreu. Apresentam uma reflexão criativa sobre os cruzamentos multi-disciplinares e a utilização de diferentes ferramentas na construção do objeto artístico.

“Trazer aos jovens bailarinos da cidade oportunidades de contactos com diferentes formas de pensar e de estar.”

Quem conhece o trabalho destes bailarinos e coreógrafos, acredita o director artístico da Semana da Dança, “reconhece neles uma linguagem própria que os distingue de outros criadores. Este é um dos propósitos deste projecto: trazer aos jovens bailarinos da cidade oportunidades de contactos com diferentes formas de pensar e de estar na dança contemporânea”. Algo que se vai reflectir no segundo dia do evento, com duas master classes de contemporâneo orientadas pelos próprios.

A importância das acções paralelas esteve sempre presente na Semana da Dança, desde a sua primeira edição, em 1994. No regresso deste evento, em 2022, as mesas redondas e conversas, o cinema e os convívios, passaram a ser parte integrante da programação e a edição deste ano não é excepção. Por este motivo, depois dos workshops, segue-se a exibição do documentário ‘Portugal que Dança’, uma conversa moderada por Carlos A. Correia, no Espaço Oficina, e um convívio com todos os participantes, coreógrafos e com o público.

Ainda com algumas surpresas por revelar, Rui Donas destaca a importância de “sair das salas de aulas, interagir com profissionais da área e colegas com as mesmas afinidades, observar os outros, ver e reconhecer a diferença, ouvir e dar opiniões, discutir processos e caminhos” e convida, assim, toda a comunidade a participar nesta edição da Semana da Dança. 

A Semana da Dança é um evento organizado pela ADG – Associação de Dança de Guimarães e pela Academia de Bailado de Guimarães, em co-produção com A Oficina. Em 2024, conta com o apoio da DGArtes.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias