7.9 C
Guimarães
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Educação: PSD lança discussão sobre apoios escolares às famílias

Economia

Numa intervenção sobre o início do ano escolar, Ricardo Araújo lembrou as propostas feitas “e se já faziam sentido há um ano, hoje ainda mais se justificam”.

A agenda do líder do PSD para a educação não abrangeu apenas os apoios com material escolar e outros encargos que as famílias suportam com os seus filhos mas passou também pelas obras necessárias no parque escolar.

“O apoio financeiro para a aquisição de material escolar deveria ser obrigatoriamente usado no comércio tradicional vimaranense.”

“Há um ano – recordou Ricardo Araújoapresentamos uma proposta para apoiar o material escolar das famílias”, propostas que se mantêm actuais “e que ainda hoje se justificam”, num contexto “ainda mais difícil para as famílias”. O vereador social-democrata reitera que “o apoio financeiro para a aquisição de material escolar deveria ser obrigatoriamente usado no comércio tradicional vimaranense”.

Ricardo Araújo (vereador PSD). © GA!

Mais contundente, Ricardo Araújo lembra que “as famílias vimaranenses apenas não têm hoje mais apoios para suportar as despesas escolares porque o PS não quer”. A proposta do PSD defende a atribuição de um vale a todos os alunos matriculados em Guimarães até ao ensino secundário para ser descontado no comércio local na compra de material escolar. Lamentou ainda que a gestão socialista voltasse a ser “insensível a este terceiro aspecto do custo que as famílias têm que suportar no início de cada ano escolar”.

Sobre o estado do parque escolar, reiterou as preocupações com as obras necessárias nas escolas de Creixomil, Abação, Cruz de Argola e Pevidém. Afirmou que nas escolas de Urgezes e Creixomil a chuva entra nos pavilhões o que afecta a actividade desportiva escolar e a promovida pelos clubes.

“A Câmara de Guimarães é a que mais investe na educação, um valor imenso em apoios diversos, como lanches, livros.”

Ainda na reunião, Adelina Pinto, vereadora da Educação, sustentou que “a Câmara de Guimarães é a que mais investe na educação, um valor imenso em apoios diversos, como lanches, livros”. E reafirmou que “temos uma factura social que comprova estes apoios”.

Adelina Pinto (vereadora da Educação). © GA!

Justificou que “não há nenhuma criança que esteja a passar dificuldades”, lembrando que “gastamos 500 mil euros em fotocópias”.

Sobre os pavilhões desportivos informou que “são equipamentos que precisam de constante intervenção” e que “os projectos dessas obras estão a ser feitos”.

Há escolas em Guimarães que estão abertas desde as 07h30 até às 18h00 e isso pressupõe uma utilização maior do parque escolar. Adelina Pinto afirma que “investimos sem tirar o pé do acelerador”.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias