36.2 C
Guimarães
Quarta-feira, Julho 24, 2024

D. Afonso Henriques: o estádio que é convergência de vontades vitorianas

Economia

Há 20 anos (25 de Julho de 2003) foi remodelado para o Euro 2004 – um pretexto para justificar como o Vitória poderia ser maior com instalações próprias.

Curiosamente o significado da remodelação, os vários protagonistas desse investimento com finanças municipais controladas, todos foram esquecidos nas comemorações do Centenário apesar uma pesada ignorância da história do Vitória mais recente e mais remota.

📸 GA!

O Vitória – ao tempo de Pimenta Machado (o mais controverso de todos presidentes) quase sempre apresentado como o D. Sebastião (depois da sua saída) do clube – que o não foi, nunca – tinha, no entanto, a noção do risco e o momento da fractura social, política e local.

Hoje, infelizmente uma comissão do Centenário esqueceu os testemunhos ainda vivos dos que lutaram sempre pelo Vitória. A história do clube é um todo, uma moeda com duas faces mas rica e sempre polémica.

📸 GA!

Há ainda quem muito fez por dar sustentabilidade ao clube, de dentro e de fora do universo vitoriano.

E valem os documentos, as pessoas e os testemunhos que permitirão fazer a verdadeira história do Vitória Sport Clube que todos amamos – mesmo quando criticamos.

📸 GA!

E essa história será recordada, em breve, não por vaidade, nem para satisfazer clientelas avulsas ou tertúlias pouco vitorianas. Todos devem saber quem foi quem em 100 anos de vida e é um crime enterrar este passado vitorioso e vitoriano num clube se orgulha dos sócios que tem.

Até para desenganar os que julgando saber esquecem uma coisa basilar: o Vitória não nasceu no presente, de hoje ou de amanhã, já nasceu há muito.

📸 Marco Jacobeu

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias