27.9 C
Guimarães
Quarta-feira, Julho 17, 2024

Vilas: eventos públicos vão ter copos reutilizáveis para evitar consumo de plástico

Economia

Alargar o conceito dos copos CARE às nove vilas do concelho, Brito, Caldas das Taipas, Lordelo, Moreira de Cónegos, Ponte, Ronfe, São Torcato, Pevidém e Serzedelo é um projecto apresentado, hoje, pela Vitrus.

Inserida no programa da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos a iniciativa contou com a presença da vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, e do presidente da Vitrus, Sérgio Castro Rocha.

O objectivo passa por “englobar ainda mais as juntas de freguesia no desígnio da sustentabilidade ambiental, incentivar o uso de copos reutilizáveis nos principais eventos/festas, sensibilizando a comunidade em geral para a redução do consumo de plástico e com referência a locais devidamente identificados que assim possam garantir uma maior promoção da freguesia” – salienta uma nota da empresa municipal.

A colaboração com todas as juntas de freguesia, levou a que fossem seleccionados três locais de referência em cada uma das vilas a fim de serem apreciados para integrar a imagem em ilustração no copo de cada vila.

Agora, será a população em geral a escolher qual a imagem que deverá integrar a ilustração do copo de cada uma, através da votação que decorrerá nas redes sociais da Vitrus Ambiente.

A segunda edição de copos CARE já foi implementada e assenta numa nova imagem e com design atractivo, através de ilustrações de locais e monumentos de referência na cidade.

“O novo figurino visa dar continuidade ao sucesso do projecto que foi apresentado em 2018 com o objectivo essencial de promover o uso de copos reutilizáveis nos estabelecimentos do centro histórico, eventos públicos, festas e iniciativas promovidas por instituições ou empresas” – lembra a empresa num comunicado.

O projecto CARE começou nos bares do centro histórico de Guimarães e acabou por ser uma aposta na realização de eventos de massas, possibilitando a reutilização, sendo ainda ampliado para as freguesias do território de Guimarães.

Os copos CARE já se vêm em eventos como a ‘Recepção ao Caloiro’, ‘Passagem de Ano’, ‘Silent Party’, ‘Festival Vai-m’à Banda’, ‘Manta’, ‘GreenWeek’, ‘Gualterianas’, ‘Festival de Tunas’, ‘European Vespas Days’ ou ‘Sunset Praça’ e reuniu centenas de milhares de pessoas, promovendo a economia circular, assente numa consciência ecológica e social, em ordem a contribuir para um património limpo. Os copos do projecto CARE são ainda utilizados de forma permanente no Multiusos de Guimarães, bares do centro histórico e Vitória Sport Clube.

“O uso dos copos reutilizáveis permite reduzir gastos económicos e de recursos materiais para a produção de novo plástico, promovendo uma economia de partilha, assente numa consciência ecológica e social, uma vez que estes copos são de longa duração e resistência, laváveis mais de 100 vezes e partilháveis e entre si” – conclui a informação da Vitrus.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias