11.1 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 30, 2024

Norte: Municípios revelam compromisso com a sustentabilidade

Economia

E apresentaram 249 projectos na plataforma municipal dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável para atingir os ODS propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Os municípios de Matosinhos, com 58 projectos, Vila Nova de Gaia (46), Viana do Castelo (28) e Porto, com 23 projectos, são os que apresentaram o maior número de candidaturas. Destacam-se ainda as candidaturas de Marco de Canaveses (12), Vila do Conde (10) e Guimarães (9). 

Quando analisados os distritos da região norte, o Porto reúne o maior número de candidaturas (164), seguido de Viana do Castelo (32), Guarda (27) e Aveiro, com 22 projectos. 

A plataforma ODSlocal é uma iniciativa pioneira ao nível mundial, que tem como objectivo ajudar os municípios portugueses a atingir os objectivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Joaquim Carvalho (CM Guimarães). © GA!

Desde o seu lançamento, em 2020, já foram mobilizados 114 Municípios de todo o país e mapeados 1130 projectos locais, desenvolvidos por vários tipos de entidades, e 1723 boas práticas desenvolvidas pelas autarquias.

Isto mostra o compromisso dos Municípios em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas políticas e da sua acção diária para cumprirem os 17 ODS e as 169 metas propostas pela ONU, nomeadamente através de medidas de cariz ambiental e de transição energética, medidas de cariz social (como apoios a famílias desfavorecidas e equidade de género), incentivos a acções de educação para a reflorestação, entre outras.  

PUB

A plataforma ODSlocal vai distinguir no próximo dia 3 de Novembro (Sexta-feira), três projectos que tenham um impacto positivo no avanço da Agenda 2030, sejam fortemente inspiradores e possuam um elevado potencial de replicação. Na conferência de 2023 serão apresentados os Municípios que, no ano em curso, mais se distinguiram nos vários ODS, contribuindo para o avanço efectivo rumo às ambiciosas metas da Agenda 2030, a bem das pessoas, do planeta, da prosperidade, da paz e das parcerias. 

Entre os vários projectos da região norte registados no portal ODSlocal, encontra-se, os de Guimarães, denominado ‘Mercado Municipal sem Plástico’: projecto municipal para a eliminação e redução de plásticos de uso único, com dois objectivos principais: sensibilizar e procurar alternativas através da promoção de compras ecológicas e da inovação procurando estabelecer parcerias no âmbito do ecossistema de governança: Guimarães 2030. O exemplo mais recente é projecto de substituição dos plásticos de uso único na limpeza urbana e no mercado municipal com a distribuição de sacos compostáveis.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias