32.3 C
Guimarães
Quarta-feira, Julho 24, 2024

Laboratório da Paisagem: parceiro no projecto europeu BluePoint

Economia

O Laboratório da Paisagem é um dos parceiros no projecto europeu BluePoint, financiado pelo Programa Interreg Espaço Atlântico.

Com a participação de 13 parceiros de países como Irlanda, França, Espanha e Portugal, entre eles o CVR – Centro para a Valorização de Resíduos, o projecto tem como objectivo criar um ecossistema de intercooperação, inovação, empreendedorismo e internacionalização, que visa promover a cadeia de valor do plástico marinho e as oportunidades de negócio emergentes, com o intuito de estabelecer um modelo replicável de economia circular na região do Atlântico. A meta principal é reduzir o impacto ambiental causado pelo plástico nos oceanos, ao mesmo tempo em que se criam novas oportunidades de negócio e impulsiona-se o sector marítimo em direcção a uma economia circular azul.

A presença generalizada de plástico nos oceanos atrai substâncias tóxicas que são ingeridas pelo plâncton, base da cadeia alimentar das espécies marinhas. Essa contaminação tem um efeito devastador na preservação da biodiversidade marinha, na saúde humana, na segurança alimentar e nas actividades económicas relacionadas ao mar.

Aqualastic, rio Selho em Guimarães. 📸 Direitos Reservados

O projecto BluePoint surge como resposta a essa necessidade urgente, desenvolvendo estratégias inovadoras para a transição das actividades marítimas de um modelo linear para uma economia circular azul, que seja eficiente em termos de recursos. O foco principal concentra-se em toda a cadeia de valor do plástico marinho, desde a identificação e recolha do plástico até à limpeza e triagem, reciclagem e processamento, impulsionando a criação de uma nova cadeia de valor sustentável. Ao longo do projecto, serão implementadas acções específicas de pesquisa, empreendedorismo, conscientização e transferibilidade para alcançar esses objectivos.

No âmbito dessa parceria estratégica, o Laboratório da Paisagem irá colaborar activamente nas actividades de pesquisa e análise de tendências relacionadas à cadeia de valor do plástico marinho e às tecnologias inovadoras para uma economia circular azul eficiente em termos de recursos. Além disso, terá um papel de destaque na sensibilização da sociedade para a importância da economia azul e verde, liderando acções de conscientização comunitária, por meio de várias iniciativas focadas em informar e envolver a população sobre a relevância de uma economia sustentável e na busca de soluções para dar uma nova vida aos plásticos marinhos. Desde a recolha até o desenvolvimento de produtos comercializáveis, o Laboratório da Paisagem impulsionará novos modelos de negócio e oportunidades dentro da cadeia de valor do plástico marinho. Além disso, a organização desempenhará um papel crucial no sistema de transferência, facilitando a disseminação e aplicação dos resultados e conhecimentos gerados através do projecto, contribuindo para o desenvolvimento de modelos de negócio azuis sustentáveis.

O projecto BluePoint, que tem um orçamento global de mais de três milhões e 300 mil euros e inicia em Janeiro de 2024, promete ser um marco importante na luta contra a poluição por plástico marinho, ao mesmo tempo em que abre caminho para a criação de uma economia circular azul próspera e sustentável. Com a colaboração do Laboratório da Paisagem e de outros parceiros europeus, espera-se que novas soluções e estratégias inovadoras sejam desenvolvidas para enfrentar esse desafio global e proteger nosso precioso ecossistema marinho.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias