14.5 C
Guimarães
Sexta-feira, Novembro 15, 2024

Eco-Freguesias: Guimarães é o município com mais Bandeiras Verdes

Economia

A Casa das Artes de Miranda do Corvo recebeu, ontem, a cerimónia Galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI 2023, e Guimarães voltou a ser o Município com o maior número de freguesias – um total de 19 – galardoadas com bandeira verde da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Este prémio bienal distingue as freguesias com melhores práticas de sustentabilidade ambiental, socioeconómica e cultural, adoptadas ao longo dos últimos dois anos.

Caldelas e Brito foram duas das principais vencedoras, ao arrecadarem a bandeira de Ouro, atribuída a freguesias com índices – calculados com base em 10 indicadores – superiores a 90%. No escalão de freguesias com até 10 mil habitantes, Caldelas foi considerada, a nível nacional, a Eco-Freguesia com melhor índice, tendo o programa de Termalismo Sénior sido considerado uma boa prática no âmbito do indicador Saúde e Bem-estar. Uma dezena de freguesias do Município – Creixomil, São Torcato, Urgezes, Costa, Barco, Ronfe, Guardizela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Fermentões, Briteiros Santo Estêvão e Donim – foi galardoada com a bandeira de Prata. A bandeira de Bronze foi atribuída a Silvares, Aldão, Leitões, Oleiros e Figueiredo, Longos, Ponte, Gondar e Pencelo.

Guimarães destacou-se ainda como o Município, a nível nacional, que mais candidaturas apresentou. Das 178 freguesias que submeteram candidatura para o biénio 2022/2023, 28 localizam-se no concelho. A autarquia de Guimarães assegurou o valor da inscrição das freguesias, disponibilizando o apoio técnico do Laboratório da Paisagem na elaboração das candidaturas.

“Este é o caminho da sustentabilidade que Guimarães promove, do local para o global.”

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, congratulou todas as freguesias candidatas e galardoadas, assim como todos os parceiros envolvidos nas candidaturas. O autarca sublinhou que “este é o caminho da sustentabilidade que Guimarães promove, do local para o global”. Domingos Bragança referiu que o Município continuará a apoiar técnica e financeiramente a participação das freguesias neste programa da ABAE, reforçando “o ecossistema de governança, a importância que têm para a monitorização das políticas públicas ambientais e para a mudança dos cidadãos, rumo a uma cidade que se quer neutra climaticamente até 2030”.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias