17.3 C
Guimarães
Segunda-feira, Abril 29, 2024

PSD Guimarães: a defesa do ensino de excelência em todo o concelho

Economia

Ricardo Araújo visitou a escola secundária Martins Sarmento para assinalar arranque de novo ano lectivo.

Depois de reunir com a direcção da escola e de visitar as instalações, o líder do PSD Guimarães, Ricardo Araújo, defendeu “um ensino de excelência multiplicado por todo o concelho”, que ofereça a todos os alunos “condições elevadas de dignidade e acesso a formação de qualidade”.

Sobre a escola secundária Martins Sarmento (ESMS), o líder do PSD reconhece que “tem produzido um impacto consistente e acima dos valores esperados na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos, bem como nos respectivos percursos escolares”.

Constatou, ainda, na visita e em diversas avaliações “os pontos fortes” da ESMS nas infra-estruturas, nos equipamentos, nas ofertas e no ensino, decorrentes de investimentos e práticas organizacionais eficazes, “com as quais nos congratulamos”.

Este exemplo da ESMS deveria “ser multiplicado e predominar no concelho”, defendeu Ricardo Araújo, acompanhado de pessoas que integram o conselho estratégico local de Educação do PSD Guimarães.

“Esta é uma escola modelo que deve servir de referência para o ensino de excelência.”

Sublinhou, também, que “esta é uma escola modelo que deve servir de referência para o ensino de excelência que desejamos ver multiplicado pelo parque escolar do nosso concelho”.

Os elogios à gestão da escola estenderam-se à estabilidade do corpo docente e ao cumprimento dos rácios na colocação de professores, assistentes técnicos e auxiliares de educação e à manutenção das suas infra-estruturas e no investimento para assegurar, em permanência, as melhores condições e práticas lectivas.

PUB

Acentuou, no entanto, que “infelizmente, muitas escolas do nosso concelho continuam a não oferecer aos seus alunos condições dignas e que permitam assegurar a todos o acesso fundamental à qualidade de ensino”.

Destacou que na ESMS não há “problemas na colocação de professores, assistentes e auxiliares, sendo que esta deveria ser a normalidade em todas as nossas escolas no arranque de cada ano lectivo a favor do ensino público de qualidade para todos”.

E voltou a denunciar que “existe uma necessidade premente e urgente de avançar com as intervenções de requalificação na escola EB 2,3 Afonso Henriques, em Creixomil, na EB 2,3 de Pevidém, na escola de Abação ou da Cruz de Argola, mas também na EB 2,3 João de Meira ou na escola de Urgeses”.

“Muitas têm promessas sucessivas, mas continuam sem sair do papel.”

“Estas intervenções são absolutamente urgentes e necessárias, muitas têm promessas sucessivas, mas continuam sem sair do papel, continuando a penalizar, sem qualquer justificação, muitas crianças e jovens do nosso concelho”, considerou Ricardo Araújo.

Sobre o ensino profissional, o vereador e líder do PSD Guimarães acrescentou ainda que “a realidade mostra que temos um défice de adesão às ofertas dos cursos profissionais no concelho que nos preocupa e importa inverter”.

Defende um reforço da valorização da oferta de cursos profissionais e de especialização tecnológica para prosseguimento de estudos.

E instou a Câmara Municipal a reforçar “a pertinência e a valorização de uma oferta formativa desenhada de acordo com as necessidades das empresas da região e adequadas expectativas dos alunos, às suas necessidades e aos seus anseios”.

Admitiu haver “um défice e não estamos a saber passar correcta e eficazmente esta mensagem que é muito importante para o nosso futuro colectivo”, concluiu Ricardo Araújo.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias