16.2 C
Guimarães
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Pedro Bacelar Vasconcelos: defende requalificação e automatização dos quadros partidários

Economia

Pedro Bacelar de Vasconcelos participou no passado Sábado, dia 15, em mais uma iniciativa no âmbito da Conferência Permanente de Política Democrática, do PS de Guimarães.

“A democracia só se reforça se houver verdadeiras alternativas de Governo e a descrença de muitas das pessoas na democracia deriva do facto de percepcionarem as suas escolhas como irrelevantes, no que aos dois partidos centrais diz respeito”, defendeu o convidado na abertura da sessão.

📸 Direitos Reservados

Pedro Bacelar de Vasconcelos defendeu que a superação da actual crise democrática, “que é, desde os anos 80, uma crise de alternativas”, pode minimizar-se através da regionalização e da mudança do sistema eleitoral, personalizando-o mais do que hoje, mas sem perder a sua essencial proporcionalidade. Para o constitucionalista socialista, estas propostas terão que ir a par “de uma requalificação dos quadros partidários, cada vez mais pobres nos seus percursos profissionais e culturais, cada vez mais dependentes do carreirismo interno e dos favores das máquinas partidárias”.

Moderado por Bruno Faria, este debate acabou por se orientar para a discussão das crescentes desigualdades sociais, em toda a Europa, que têm dificultado a acção dos partidos socialistas e sociais-democratas.

📸 Direitos Reservados

Também Ricardo Costa, líder do PS de Guimarães, criticou a desproporção entre uns e outros, dando o exemplo recentemente divulgado pelo Expresso segundo o qual os CEOs do PSI20 ganham, em média, 36 vezes mais que os seus trabalhadores. Este ranking é encabeçado pelo CEO da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, que ganha mais 186 vezes que a média dos salários brutos dos trabalhadores do grupo a que preside.

Com a presença de António Magalhães e António Mota Prego, o debate questionou ainda as circunstâncias da actual governação e oposição do país.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias