10.1 C
Guimarães
Quinta-feira, Maio 2, 2024

PCP: reivindica ligação ferroviária entre Braga e Guimarães na Assembleia da República

Economia

Por iniciativa do Grupo Parlamentar do PCP, realizou-se ontem na Assembleia da República um debate com o Governo sobre a situação da ferrovia. Os deputados comunistas voltaram a afirmar a necessidade da concretização de um conjunto de investimentos, entre os quais a construção da ligação directa de Braga a Guimarães e a ulterior ligação a Barcelos.

No entanto, e apesar das questões colocadas pelo Grupo Parlamentar do PCP neste debate, o Governo não se comprometeu com medidas que contribuam para alterar o actual estado de coisas, nem adiantou novos elementos relativamente à região de Braga, informa o partido.

A DORB do PCP recorda que relativamente à região de Braga, para efeitos práticos e em síntese, a proposta de PFN adianta pouco mais do que autocarros, abdicando da expansão da malha ferroviária nas deslocações intra-região.

Em comunicado, o partido recorda que diversos membros do Governo, nomeadamente o Secretário de Estado das Infraestruturas, o Ministro do Ambiente e o Ministro da Economia, fizeram declarações públicas sobre a importância do investimento em transportes públicos na região e a estimativa de custos. “Foram declarações que evidenciaram o contraste entre as boas intenções de defesa da ferrovia e o que o efectivamente o PFN prevê, a par com a falta de fundamentação técnica das propostas do Governo”, alegam os comunistas.

O PCP também lembra que a Secção do Norte da Ordem dos Engenheiros veio a público defender a construção de uma linha de comboio directa entre Braga e Guimarães, com tempo de viagem máximo de 10 ou de 15 minutos se houver uma estação nas Taipas, em alternativa aos autocarros BRT defendidos pelo Governo. Segundo a Ordem, esta ligação sobre carris pode custar 400 ou 450 milhões de euros, menos de metade que os mil milhões que o Secretário de Estado das Infraestruturas afirmou publicamente.

Na nota à imprensa, o partido dá conta das propostas que a CDU levou às assembleias municipais em Fevereiro. Nas assembleias municipais de Braga, Guimarães, Barcelos e Fafe deliberaram: “Solicitar ao Governo a disponibilização pública dos fundamentos técnicos que suportam a sua intenção de abdicar da construção de ligações ferroviárias intra-região”.

Nas assembleias municipais de Braga, Guimarães e Barcelos deliberaram: “Recomendar inclusão no Plano Ferroviário Nacional da ligação ferroviária directa entre Braga e Guimarães e a ulterior ligação a Barcelos (Linha de concordância), garantindo desta forma a ligação entre os concelhos do Quadrilátero Urbano”.

“A promoção do ambiente e do transporte público, reduzindo a utilização do transporte individual, é fundamental para o desenvolvimento regional.”

A DORB do PCP reitera o seu “compromisso na defesa do transporte ferroviário e continuará a intervir na defesa da concretização dos investimentos que a região de Braga necessita. A promoção do ambiente e do transporte público, reduzindo a utilização do transporte individual, é fundamental para o desenvolvimento regional”.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias