23.4 C
Guimarães
Quinta-feira, Julho 25, 2024

Barcelona: uma cidade que abre o futuro e uma nova era urbana

Economia

Uma “nova era urbana” é o mote do Smart City Expo World Congress (SCEC) que ontem começou em Barcelona.

Como o maior congresso mundial com mais influência na inovação urbana, onde se conhecem os líderes das mais inovadoras empresas e organizações, o SCEC envolve os participantes e as cidades no caminho de um futuro melhor.

Guimarães participa no Smart City Expo World Congress através do departamento de sistemas inteligentes, com o vereador Paulo Lopes Silva a partilhar a experiência vimaranense. E a perceber melhor as tendências do futuro urbano das cidades, o centro de decisões políticas tomadas pelas autarquias municipais.

Paulo Lopes Silva, considera “este evento é uma oportunidade única para trocar experiências e conhecimentos com especialistas de todo o mundo e conhecer as melhores práticas no âmbito das cidades inteligentes. Estamos empenhados em fazer de Guimarães um território mais inteligente, inovador e amigo do cidadão” – reconhece o vereador numa nota do Município divulgada esta manhã.

PUB

Guimarães está integrada no espaço Smart Portugal, organizado pelo NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, da NOVA IMS, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Oeste, e terá oportunidade de apresentar a todos os visitantes os seus mais recentes e inovadores projectos e soluções que contribuem para aumentar a qualidade de vida dos cidadãos.

Território, empresas e academia são os pilares da representação portuguesa na presente edição. E Guimarães coloca-se ao lado da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões -, de mais três municípios, e o pólo de Inovação Digital, AI4PA. Estão também confirmadas várias empresas, como a Esri Portugal, a Minsait, a Wavecom Portugal ou a MEO Empresas.

Inspirados por Barcelona, uma cidade aberta ao mundo, os participantes têm no SCEC temas tão actuais como absorventes da gestão urbana. A mobilidade e o sistema dos transportes são área primordial e prioritária dada a complexidade da gestão dos transportes numa cidade verde e saudável.

A mobilidade do futuro é já o problema de hoje. E a premência das soluções serão evidencias no congresso mundial que decorre em paralelo. Há 100 especialidades a discutir e promover as soluções de mobilidade sustentável e inteligente nas cidades do futuro.

O vereador Paulo Lopes Silva teve oportunidade de integrar um painel de debate sobre como influenciar o serviço de transporte num sistema de mobilidade sustentável, precisamente no âmbito da mobilidade do futuro.

PUB

Barcelona reafirmará mais uma vez o futuro urbano das cidades para onde a maioria da população se desloca, em cada ano, enquanto cresce o número de habitantes do planeta.

Nos últimos 40 anos, muitas cidades cresceram e construíram a sua história humana precisamente em meios urbanos. E por isso se afirma que “o futuro da humanidade é inevitavelmente urbano”, com a digitalização essencial à evolução das cidades, através de sistemas inteligentes que ajudam à sua gestão mais racional.

São estas tendências que as cidades têm de absorver e incluir nas suas políticas públicas, de modo a acompanhar a imparável revolução que assegurará as cidades do futuro focadas nas pessoas e no ambiente.

Realizado em Barcelona desde 2011, o evento concentra-se na necessidade de acelerar a transição para cidades mais verdes, eficientes e inclusivas, com a digitalização a desempenhar um papel fundamental. A sua missão é catalisar um futuro urbano mais sustentável e equitativo, promovendo novos modelos de negócios e colaboração, através de uma rede global de inovação, parcerias e uma plataforma de partilha de conhecimento.

As cidades incorporam assim o que é mais emergente na tendência urbana: cidades mais sustentáveis, com estradas de tecnologia associadas, novos modelos de negócio e novas formas de cooperação, em ordem a prosseguir num poderoso futuro urbano de amanhã.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias