10.5 C
Guimarães
Terça-feira, Maio 21, 2024

Endutex: uma aposta de 5 milhões na habitação, comércio e serviços

Economia

Está localizado no centro de Guimarães, ao lado da estação dos caminhos de ferro, e as obras de terraplanagem já começaram podendo estar prontas no final do ano.

Numa área de quase 110 mil metros quadrados, o mais recente projeto urbanístico do grupo Endutex irá contemplar habitação, comércio, serviços e um amplo espaço verde. 

PUB

A primeira fase de obra arrancou este mês e terá a duração de nove meses, é inteiramente dedicada ao loteamento do terreno, com a construção de estradas, passeios e parques de estacionamento e todas as infra-estruturas necessárias. 

Só depois serão executados os 10 lotes licenciados – dois de restauração, três de serviços e cinco de habitação – cuja diversidade de actividades torna-se uma mais-valia para a região.

André Ferreira (grupo Endutex). © Direitos Reservados

“A proposta prevê que os rés-do-chãos possuam uma variedade de usos, desde lojas a restaurantes, tendo como objectivo evitar o isolamento e os efeitos negativos do mesmo quando os loteamentos são exclusivamente para habitação. A pluralidade de funções ajuda a fixar actividades complementares, da mesma forma que dinamizam o espaço público envolvente, proporcionando uma boa transição com a área central da cidade, prolongando-a e enriquecendo-a”, sublinha André Ferreira, administrador do grupo Endutex.

“O projecto é de baixa densidade, tem infra-estruturas actuais, conta com um amplo espaço verde.”

Acrescenta que “Guimarães é uma cidade que conhecemos bem e esta localização é excepcional. Além de ser muito próxima do centro da cidade, fica junto à estação de comboios, tem vistas únicas e uma óptima acessibilidade. O projecto é de baixa densidade, tem infra-estruturas actuais, conta com um amplo espaço verde. A diversidade de funções fará desta zona uma nova centralidade e não apenas um dormitório”.

Ainda sem uma data de conclusão prevista, o projecto urbanístico destina-se a vários públicos: profissionais que valorizem a proximidade com a estação de caminhos de ferro, estudantes que valorizem proximidade aos pólos universitários recém-criados ou famílias que valorizem proximidade com a natureza são apenas alguns exemplos.

O grupo Endutex, cujo presidente do conselho de administração é Vítor Abreu, investirá neste empreendimento 2,5 milhões – valor da compra do terreno – e igual montante na construção, o que perfaz um investimento total na ordem dos 5 milhões de euros.

Foto © Pitagoras Group

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias