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Sexta-feira, Maio 3, 2024

Contactless: metade dos pagamentos com cartões já é realizado com esta tecnologia

Economia

Cerca de 49% dos pagamentos com cartão em Portugal atualmente são realizados com recurso à tecnologia contactless.

A informação foi avançada por Hélder Rosalino, administrador do Banco de Portugal (BdP), na recente conferência “New Money” organizada pelo jornal online ECO, que sublinhou que, para que estes números se verifiquem, em muito contribuiu a pandemia e o fomento do uso preferencial do contactless nos pagamentos presenciais pelo governo, entidades sanitárias e Banco de Portugal.

Se a pandemia foi a porta de entrada, ao longo dos três anos, este hábito enraizou-se nos hábitos de consumo dos portugueses levando a que, entre 2019, ano em que os pagamentos contactless representavam apenas 10% dos pagamentos com cartões, para os 49% que, de acordo com o BdP agora se verificam.

Como consequência desta tendência, os pagamentos em numerário estão em lento declínio. Segundo os últimos dados do BCE (Banco Central Europeu) a que Hélder Rosalino faz referência, em 2019, os pagamentos com dinheiro físico em Portugal estiveram presentes em 81% das transações, enquanto em 2022, esta percentagem já era apenas de 64%.

Mais pagamentos contactless, mais faturação

A promoção e democratização dos pagamentos contactless junto dos consumidores acabou por ter reflexos diretos nos negócios portugueses.

A necessidade de adaptação às necessidades dos clientes levou a que os negócios portugueses apostassem na adoção do TPA contactless que acomodassem o cada vez maior número de transações contactless com cartão.

Esta tarefa de adequação dos meios de pagamento em loja aos novos hábitos de consumo dos portugueses teve e tem a ajuda da REDUNIQ que, através de uma oferta diversificada no que se refere ao TPA (terminal de pagamento automático) que, além do providencial contactless, providenciam aos retalhistas um sem número de funcionalidades que tornam a sua atividade não só mais móvel e digital, como também mais rentável, já que as vendas e o valor médio de cada compra aumentam.

Entre estes terminais contam-se o terminal de pagamentos Android REDUNIQ Smart que, além de permitir que um negócio aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais e o REDUNIQ Soft, uma solução de pagamento NFC Android que permite que o negócio aceite pagamentos de forma rápida e fácil através de uma App no smartphone do agente económico.

No caso desta solução inovadora desenvolvida pela REDUNIQ, marca especialista na criação de soluções de pagamento presenciais e online, de forma simples e rápida, depois da contratualização deste serviço com a REDUNIQ e instalar a aplicação REDUNIQ Soft no smartphone ou tablet, transformando-o num verdadeiro sistema POS Android, o negócio fica imediatamente pronto para começar a receber pagamentos por NFC, pagamentos por QR Code ou pagamentos por Contactless.

Este investimento está a dar frutos, já que, segundo o mais recente relatório do REDUNIQ Insights, solução de conhecimento da UNICRE, os pagamentos contactless representavam, no final do ano passado, 75% de todas as transações realizadas nos sistemas de pagamento REDUNIQ, mais 9% do que aquilo que se registava em 2021 e mais 59% do que me 2019.

A performance da tecnologia contactless nos pagamentos ao longo dos últimos anos acaba por ter um reflexo direto nos números da faturação dos retalhistas portugueses.

De acordo com o relatório, no total do ano passado, o peso do contactless na faturação dos negócios atingiu os 56%, mais 10% do que em 2021 e mais 50% do que aquilo que se registava antes da pandemia.

Para além da faturação, quem paga com recurso ao contactless, gasta mais do que quem paga com recurso a numerário.

Em referência ao ticket médio (valor médio gasto em cada compra), diz-nos o relatório que “considerando uma compra média em contactless de aproximadamente 25€ (naturalmente abaixo do valor médio no sistema), este modo de pagamento passou, em 2022, a representar mais de metade da faturação REDUNIQ”.

📸 Jacob Lund/pexels.com | PUB

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