18.4 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Construção: Casais e Secil lançam joint-venture Krear

Economia

Promover a mudança de paradigma da construção é o objectivo da Krear uma empresa que se vai dedicar à construção industrializada que combina betão com outros materiais com elevados padrões de qualidade, inovação e sustentabilidade.

Uma inovadora unidade de produção foi criada em Estarreja, que corresponde há ambição da Krear de ser o impulsionador de um novo paradigma da construção em Portugal, servindo como referência para uma nova geração de engenheiros e arquitectos.

PUB

Esta joint-venture irá desenvolver soluções inovadoras que melhorem a qualidade de vida dos clientes finais. A colaboração entre todos os envolvidos no sector da construção é uma prioridade, com o objectivo de desenvolver soluções sustentáveis e acelerar a transformação digital através da partilha de conhecimento.

A construção industrializada, realizada parcialmente em fábrica, gera ganhos de eficiência, permitindo tempos de construção mais céleres quando comparada com a construção tradicional. Um projecto realizado através deste tipo de construção pode demorar menos 25% a 50% do tempo que quando se trata de um projecto de construção tradicional.

Um desses casos emblemáticos é o MITH – Minho Innovation and Technology Hub, em Guimarães, powered by Casais. É um espaço que pretende aliar tecnologia, inovação e sustentabilidade num ambiente colaborativo, cuja primeira fase já está concluída, e que foi construído através do sistema de construção híbrida (que se traduz na conjugação de madeira e betão), e que assenta no sistema CREE Buildings.

Este modelo de construção inovador pode permitir economias de escala na produção, diminuindo custos de construção. Além disso, numa altura em que o sector da construção atravessa uma crise de falta de mão-de-obra, a construção industrializada tem uma maior eficiência de tempo, permitindo menos horas na obra e, por conseguinte, redução de custos de trabalho. E é também mais segura para os trabalhadores, reduzindo a exposição a condições adversas no local de trabalho. As componentes que integraram este tipo de construção são criadas num ambiente controlado, garantindo elevados padrões de qualidade, além da utilização eficiente de materiais, diminuindo o desperdício no local da obra e a poluição sonora.

A Krear está já a desenvolver projectos comerciais – tanto privados como públicos – no segmento da edificação com foco na habitação. O mercado português é, neste momento, o principal destino destas soluções. Contudo, a empresa está já a desenvolver a sua estratégia de internacionalização, olhando para mercados como Espanha e França.

“As alterações climáticas são uma realidade e todos os sectores têm de trabalhar no sentido de apoiar a mitigação dos efeitos das alterações climáticas. A construção industrializada é um dos pilares que o sector da construção tem para o fazer, sem abdicar do design e da qualidade. E a Krear é sinónimo de tudo isso”, afirma Daniel Granjo, director geral do Krear.

António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, assume que a aposta na Krear “integra-se e confirma o esforço que o grupo tem vindo a fazer no sentido de implementar de forma crescente modelos de trabalho mais sustentáveis nas suas várias vertentes (planeta, pessoas, produtividade). O modelo híbrido de construção que combina o melhor do betão e de outros materiais renováveis endógenos como a madeira, pode ser usado em vários segmentos, incluindo habitação, com todas as garantias e permitindo uma execução mais célere de uma forma mais competitiva e eficiente”.

“A aposta na economia circular e a redução das emissões de CO2 são fundamentais para minimizar as alterações climáticas.”

Otmar Hübscher, CEO da Secil, salienta que: “Na Secil, a sustentabilidade é o caminho certo. Nos últimos anos, temos estado a desenvolver as melhores estratégias para compatibilizar o desempenho económico, com o respeito ambiental e a cidadania responsável. Temos plena consciência que a aposta na economia circular e a redução das emissões de CO2 são fundamentais para minimizar as alterações climáticas. E é também no âmbito dessa aposta que unimos esforços com o Grupo Casais para lançar, inovadoramente, a Krear”.

O Grupo Casais e o Grupo Secil são empresas de referência no sector da construção em Portugal, ambas com uma longa história de inovação e compromisso com a qualidade. A Krear demonstra a visão comum destas empresas para impulsionar o desenvolvimento do setor da construção tanto em Portugal como fora do nosso país.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias