24.5 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Taipas: Bombeiros comemoraram o 137º aniversário 

Economia

A festa da corporação taipense é sempre no 1º de Maio. Todos os anos, o aniversário torna-se o centro da representação política vimaranense: com os autarcas, os deputados da Assembleia da República e, às vezes, com governantes.

O mau tempo impediu que a cerimónia se realizasse na parada do quartel, com o salão nobre a servir de palco para distinções e discursos.

PUB

O presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, sublinhou a importância do papel dos bombeiros e da existência de associações com um perfil declarado de serviço público e na protecção civil.

É esse espírito que torna a ligação da população e dos bombeiros, perene, próxima, indelével e necessária. E o “voluntariado” associado ao cumprimento dessa missão pode não desaparecer na sua essência mas tende a ser profissionalizado em função da qualidade do serviço prestado, mais exigente e mais constante em várias áreas, da saúde à protecção de bens e pessoas.

A necessidade dessa “profissionalização” cada vez mais crescente foi destacada pelo presidente da Câmara porque “só é possível proteger bem se, em primeiro, quem protege estiver protegido e a melhor forma de o fazer é investir em equipamentos de protecção individual, nos equipamentos de topo tecnológico de combate às diversas naturezas de sinistros, e na formação constante dos nossos bombeiros”.

© Direitos Reservados

A disponibilidade do Município de Guimarães para continuar a apoiar esta missão dos bombeiros das Taipas, foi expressa por Domingos Bragança que apelou a todas as entidades, nacionais, regionais e locais, à partilha do esforço necessário, para que se consiga fornecer os equipamentos, a formação e as remunerações necessárias à boa execução da sua missão, concluindo a sua intervenção com uma homenagem e palavra de agradecimento a todos os bombeiros das Taipas.

Luís Soares, presidente da direcção da associação, agradeceu o apoio que têm recebido do Município, destacando a importância da mobilização da comunidade, dos presidentes de junta e dos párocos na angariação de fundos para a aquisição da nova ambulância de cuidados intensivos, demonstrando um profundo agradecimento a todas e a todos os que contribuíram. Luís Soares referiu ainda que o percurso de valorização dos recursos humanos, está a “dar passos firmes”, tendo já realizado aumentos salariais, preservando a saúde financeira da instituição, e desenvolveram acções de formação para os seus quadros, permitindo capacitar e profissionalizar os elementos da corporação.

A sessão solene iniciou-se com duas homenagens, uma ao associado Alberto Ribeiro e outra ao comandante Francisco Pereira, pelo seu trabalho e dedicação à causa dos Bombeiros Voluntários das Taipas, tendo ainda sido descerrada a placa que afirma o apoio que empresas deram à corporação. 

© Direitos Reservados

Foi evidente a afirmação de que é preciso melhorar as infra-estruturas e modernizar os equipamentos e veículos, numa cerimónia que contou, com a presença Domingos Bragança, presidente e de Paulo Lopes Silva, vereador do Município de Guimarães, dos deputados Ricardo Araújo e Ricardo Costa, do secretário da junta de freguesia de Caldelas, Hermenegildo Abreu, comandante da corporação, José Fonseca, comandante sub-regional do Ave da ANEPC, Rui Costa, do secretário da Liga dos Bombeiros Portugueses, José António Beleza, e da presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga, Ana Luísa Damasceno e de membros dos orgãos sociais, para além de convidados.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias