16.2 C
Guimarães
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Os Verdes: professores e educadores do partido defendem escola pública

Economia

Os professores e educadores ecologistas, membros do conselho nacional do PEV, reuniram para fazer um balanço sobre o último ano lectivo, marcado pelo reforço das lutas antigas dos professores, pelo respeito pela profissão e pelos seus direitos.

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) defende que só com a escola pública se pode salvaguardar a educação das gerações presentes e futuras. “Nesta, deve ser garantido a promoção do debate, a participação cívica, o estímulo ao conhecimento e à criatividade, sem barreiras e nem preconceitos”, defende o partido. Para além disto, argumentam que a escola deve ser verdadeiramente inclusiva, dinâmica e diversa, com o objectivo de formar cidadãos capazes de questionar os problemas do mundo e encontrar soluções necessárias.

Sobre o lema ‘Defender a Escola Pública é urgente’ diversos assuntos estiveram sobre a mesa: o envelhecimento da classe docente, a precariedade, as quotas impostas no processo de avaliação, a devolução do tempo de serviço, a burocratização da profissão, a municipalização da educação, as escolas sem condições para a aprendizagem e a mobilidade por doença.

Os Verdes sublinham, ainda, que o processo da municipalização poderá colocar em causa o direito universal de acesso a uma escola pública gratuita e de qualidade. Segundo o PEV, a transferência de competências para os Municípios tem vindo a prejudicar o trabalho nas escolas, com diferentes opções, quer seja ao nível de oferta curricular, quer seja numa clara falta de investimento, na retirada de fibrocimento ou nas obras de requalificação de laboratórios e dos sistemas eléctricos para que as escolas sejam, igualmente, espaços de eficiência energética.

O Partido Ecologista Os Verdes garante que “continuará a lutar por uma escola pública em que todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolar”.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias