8.2 C
Guimarães
Domingo, Abril 28, 2024

CDU: reuniu com CIM do Cávado para abordar tema da mobilidade

Economia

Com o objectivo de abordar as questões da mobilidade, uma delegação da CDU reuniu com a CIM do Cávado.

Este encontro teve lugar depois da CDU ter reunido em Junho passado com a CIM do Ave e da aprovação da sua proposta que reclama a concretização de um Título Único Intermodal de Transporte para os territórios da CIM do Cávado e da CIM do Ave, abrangendo também a área metropolitana do Porto, nas assembleias municipais de Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Fafe.

O território da CIM representa uma população residente de mais de 400 mil pessoas e envolve os municípios de Amares, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, que delegaram na Autoridade Intermunicipal de Transportes do Cávado as competências dos transportes, e os Municípios de Barcelos e Braga que se constituíram respectivamente como autoridade de transportes. Nestes territórios os principais operadores são a Cávado Mobilidade, a TUB – Transportes Urbanos de Braga e a TUBA – Transportes Urbanos de Barcelos.

No encontro foi possível abordar os impactos positivos do PART – Plano de Apoio à Redução Tarifária, nomeadamente ao nível da redução dos preços praticados, com baixas entre 50% e os 100%. No entanto, as verbas atribuídas à CIM do Cávado “continuam a ser profundamente insuficientes para os objectivos de reforço da oferta”. A este propósito, a CDU recorda a proposta do PCP em sede de discussão do Orçamento do Estado para 2023 para reforço das verbas do PART e que mereceu a rejeição por parte do PS, PSD, Chega e IL.

“A articulação da oferta de transportes entre as CIM do Cávado, CIM do Ave e a área metropolitana do Porto seria uma enorme mais-valia.”

Para os comunistas, o passe intermodal é uma medida que favorece a utilização dos transportes públicos. “O exemplo das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa com a criação de um passe no valor máximo de 40€, que permite viajar em toda a área metropolitana sem ter de adquirir diferentes passes, pode e deve ser replicado no distrito de Braga. A articulação da oferta de transportes entre as CIM do Cávado, CIM do Ave e a área metropolitana do Porto seria uma enorme mais-valia”, defendem. Na opinião da CDU, só a falta de vontade política explica que esta realidade vivida nas áreas metropolitanas não se concretize também na região de Braga e no resto do país.

A forma como tem vindo a decorrer a concessão Cávado Mobilidade, que entrou em vigor no dia 1 de Janeiro deste ano, foi também objecto de troca de impressões. A delegação da CDU partilhou queixas de utentes relativamente à falta de oferta e escassez de horários em vários casos. Relembrou também as queixas sobre as condições de trabalho e remunerações dos trabalhadores da concessionária Transdev. A necessidade do reforço da fiscalização da operação da concessão foi outra das preocupações abordadas.

A CDU insiste que os respectivos presidentes das câmaras municipais e das CIM do Cávado e do Ave precisam empenhar-se, efectivamente, na concretização desta justa reivindicação das populações, mudando a postura passiva que, lamentavelmente, têm mantido ao longo do tempo.

A delegação da CDU foi composta por Belmiro Magalhães, da comissão política do Comité Central do PCP, Mariana Silva, da comissão executiva do Partido Ecologista Os Verdes, Daniela Ferreira, da DORB e do Comité Central do PCP, e João Melo, eleito da CDU em Braga.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias