6.9 C
Guimarães
Domingo, Abril 28, 2024

Câmara: o PDM está pronto para discussão pública

Economia

O vereador do PSD questionou o presidente da Câmara sobre o estado em que se encontra a revisão do PDM.

“Preocupam-me os sucessivos adiamentos” – disse Ricardo Araújo. E as razões desses adiamentos. Justificando que “é do interesse do Município que se aprove o mais rápido possível”.

Como instrumento e ferramenta fundamental, para “os desafios que Guimarães tem pela frente”, o vereador social-democrata lembrou as promessas de conclusão da revisão em 2022, depois em 2023 e agora pode ir até ao final de 2024.

Contudo, Domingos Bragança admitiu que o PDM possa começar a ser discutido publicamente até ao final do primeiro trimestre, informando que “as entidades das Reservas Agrícola e Florestal não tiveram capacidade de resposta para as solicitações dos Municípios”.

Admitiu, naturalmente, que “o primeiro adiamento foi nosso” e tudo porque a revisão proposta era minimalista e que não se justificaria face ao alargamento de utilização de solo para a indústria e habitação.

Agora, espera que “as tutelas não apresentem mais questões que atrasem a transformação de solo rústico em urbano”.

Já no período de declarações à comunicação social, o presidente deu a informação de que “andam por aí grandes empresas industriais mundiais a desejarem investir em Guimarães” mas a falta de terrenos com áreas superiores a 20 hectares vai adiando as suas opções de investimento.

Relativamente a áreas industriais à beira da saturação e sem condições, onde estão algumas unidades industriais que poderiam competir mais na Europa e aumentar as exportações, o presidente da Câmara falou de apresentar candidaturas ao PT 2030 para melhorarem as suas infra-estruturas e acessos.

E citou o caso do parque industrial Pencelo/Selho São Lourenço e São Torcato que parecem estar na primeira linha para a abertura de concursos para realizar as obras necessárias.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias