23.9 C
Guimarães
Quinta-feira, Julho 25, 2024

Vizela: promove sessão gratuita do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Economia

No dia 20 de Maio, Sábado, pelas 18h00, no auditório Francisco Ferreira, da Câmara Municipal de Vizela, oito cientistas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) vão levar a assistência numa viagem dos planetas às estrelas e às galáxias, numa sessão dinâmica, divertida e acessível. A entrada é livre.

Chama-se Ignite IAstro – Vizela. Tem o apoio do Município de Vizela e é uma sessão de divulgação da astronomia e da investigação científica feita hoje em Portugal nas áreas das Ciências do Espaço.

Num formato compacto e dinâmico, em menos de uma hora, as sessões da digressão Ignite IAstro dão a conhecer, de forma descontraída e acessível, temas como os planetas recém-descobertos em volta de outras estrelas, as galáxias mais distantes no universo, a vibração das estrelas ou porque é que o universo está em expansão.

Seguindo o conceito ‘ignite’, os cientistas apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada, fazendo uma intervenção rápida ao ritmo de uma sequência automática de 20 imagens ou vídeos.

“A expectativa de ver os investigadores serem ultrapassados pelos slides cria dinâmica e diversão.”

“O formato ‘ignite’ cativa a atenção de todos pela diversidade e rapidez das apresentações, criando momentos de espectáculo e entretenimento”, comenta o cocoordenador do grupo de comunicação de Ciência do IA, João Retrê. “A expectativa de ver os investigadores serem ultrapassados pelos slides cria dinâmica e diversão, que são características desta forma descontraída de apresentar e aprender ciência”, acrescenta.

A digressão Ignite IAstro começou em Janeiro de 2016 e passou por localidades de norte a sul do país, incluindo a região autónoma dos Açores.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias