18.4 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

IPIC 2023: presença na internet dos Municípios apresentada em estudo

Economia

O índice da presença na internet das Câmaras Municipais (IPIC 2023), vai ser apresentado na Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional de Governação Electrónica (UNU-EGOV), no campus de Couros, no dia 23 de Abril (Terça-feira), pelas 16h30.

O presidente da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), João Dias, o vice-reitor da Universidade do Minho, Luís Amaral, e a directora da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV), Delfina Soares, estarão nesta cerimónia.

PUB

O estudo pretende analisar a presença e a performance das autarquias na internet, avaliando nomeadamente os conteúdos e serviços online disponibilizados, a acessibilidade, a navegabilidade e facilidade de utilização, e o nível de participação dos cidadãos.

Durante a apresentação dos resultados desta 12ª edição do IPIC, referentes a 2023, serão atribuídos troféus às Câmaras Municipais classificadas nas três primeiras posições no índice global, bem como em cada um dos quatro sub-índices que o compõem: conteúdos – tipo e actualização; acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização; serviços online; participação.

Serão ainda atribuídas menções honrosas às Câmaras Municipais classificadas até à 10ª posição no índice global e nos quatro sub-índices.

A sessão contará com a presença e intervenção do presidente da Agência para a Modernização Administrativa, João Dias, que abordará a ‘Governação Digital em Portugal’, do vice-reitor da Universidade do Minho, Luís Amaral, que fará uma ‘Contextualização da Série de Estudos de Governo Local em Portugal’, e da directora da UNU-EGOV, Delfina Soares.

Os investigadores da UNU-EGOV, Nuno Barbosa e Joana Carvalho, que participaram na elaboração do IPIC 2023 e do inquérito ‘ICTQuest@Mun2023’ que caracteriza a função TIC/informática nas Câmaras Municipais portuguesas, também estarão presentes.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias