9 C
Guimarães
Quarta-feira, Maio 1, 2024

SES e CJR: formam parceria para comunidade de energia em Guimarães

Economia

O objectivo é reduzir as emissões de CO2, e junta o grupo CJR, construtora multinacional vimaranense, em parceria com a SES – Sustainable Energy Systems -, empresa portuguesa de soluções de eficiência energética, está a desenvolver uma nova comunidade de energia renovável em Guimarães.

Esta comunidade de energia conta com um total de 560 painéis solares fotovoltaicos instalados no telhado do edifício da sede da construtora multinacional, numa acção que potencializa o aproveitamento de um espaço anteriormente inutilizado. 

Esta infraestrutura permitirá a produção de aproximadamente 410 000 kWh de energia, anualmente, o que representa uma autonomia energética de cerca de 60% nas instalações do grupo CJR, em relação ao consumo energético actual.

PUB

“Havendo uma área de telhado disponível fazia todo o sentido valorizá-la com uma instalação solar que permitirá produzir energia para as instalações do grupo, mas também para a comunidade onde estamos inseridos”, refere Lourdes Freitas, presidente do conselho de administração do grupo CJR, acrescentando que esta instalação solar fotovoltaica está também “alinhada com o compromisso estratégico do grupo no âmbito da sustentabilidade e da responsabilidade social”.

“Num futuro bastante próximo, as instalações do grupo CJR estarão a utilizar energia limpa, diminuindo, assim, significativamente a sua pegada de carbono. Simultaneamente, estamos a partilhar e a incentivar a adopção de boas práticas no âmbito da energia na comunidade envolvente, ao promovermos o acesso livre a esta instalação de energia renovável. Esta é uma medida dupla, que reafirma o nosso compromisso para com a sociedade e a sustentabilidade”, reforça a presidente do grupo CJR.

Esta é a segunda comunidade de energia desenvolvida pela SES na cidade vimaranense. No primeiro trimestre de 2023, a SES acordou com o Vitória Sport Clube a instalação de 1900 painéis solares, com uma potência de 1MW, que asseguram a produção de 45% da energia consumida do estádio D. Afonso Henriques e da academia desportiva. Esta instalação, que ainda está a decorrer, traduzir-se-á numa redução de até 30% da factura de energia para o Vitória Sport Clube.

“No caso de existirem áreas disponíveis, percebemos que as empresas dão bastante importância à possibilidade de valorizarem os seus imóveis, obtendo, simultaneamente, a capacidade de produzirem energia para as suas necessidades e, assim, reduzirem os seus custos com uma acção que é positiva para o ambiente, ao mesmo tempo que promovem um espírito comunitário de partilha e, por consequência, de responsabilidade social”, declara Paulo Silva, co-fundador da SES.

Com esta nova comunidade de energia, a SES vem reforçar a sua posição de liderança neste segmento do mercado das energias renováveis, consolidando o objectivo de instalar 50MW de comunidades de energia até ao final de 2024.

PUB

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias