23.9 C
Guimarães
Quinta-feira, Julho 25, 2024

PS: “Estamos no caminho certo” desde 2017

Economia

Os socialistas vimaranenses salientam que “não foi alcançada essa ambição” de ter o título de Capital Verde Europeia mas realçam “a dificuldade da votação do júri, a excelência ambiental das três cidades finalistas, o equilíbrio entre elas”, como “um reconhecimento dos resultados das políticas ambientais que têm sido prosseguidas em Guimarães nos resíduos, na água, no ar, na mobilidade, na protecção à diversidade, em todas as componentes que integraram a candidatura”

“Mostrou na Europa que prossegue o caminho certo.”

Acentuam que Guimarães “mostrou na Europa que prossegue o caminho certo, que será continuado e, acima de tudo, assumido como prioridade política das populações na formação das novas gerações, e nas práticas quotidianas dos residentes, das escolas, e dos agentes políticos”.

E “aspirava legitimamente à consagração final de Capital Verde, na continuação do trabalho realizado desde que em 2017 obtivera o 5º lugar entre 13 cidades candidatas”.

PUB

Lembram que “foi em 2014, há dez anos, no início do primeiro mandato do presidente Domingos Bragança que Guimarães elegeu a sustentabilidade ambiental como marca primeira das políticas municipais”. E sustentam, “não era fácil o caminho porque Guimarães, como todos os concelhos economicamente pujantes o fizeram no passado, alcançou um desenvolvimento económico sem essa prioridade. Era preciso inverter e coragem para o definir e praticar”.

“O secretariado do PS Guimarães felicita a equipa promotora da candidatura à Capital Verde Europeia no dia em que foi conhecida a decisão do júri internacional que atribuiu a Vilnius, capital da Lituânia, a distinção Capital Verde 2025, numa decisão final em que estiveram presentes também Guimarães e a cidade austríaca de Graz” – lê-se no comunicado divulgado pelo PS Guimarães.

PUB

“Agora as duas classificações em 2017 e 2023 afirmaram que estamos no caminho certo, que ainda tem muito a percorrer”, reafirmando “a necessidade e urgência de continuar o caminho iniciado, reforçá-lo, corrigir os indicadores onde, porventura, estivemos menos bem, e garantir à Guimarães do futuro, às novas gerações, mais e melhor qualidade de vida, mais saúde, melhor ambiente, mais ecologia, melhores comportamentos nos nossos dias a dia”.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias