23.4 C
Guimarães
Quinta-feira, Julho 25, 2024

Cidades Circulares: Guimarães recebe Encontro da Iniciativa Nacional

Economia

Decorreu, nos passados dias 28 e 29 de Junho, a reunião final da InC2, no Laboratório da Paisagem. Organizada pelo Município de Guimarães, Laboratório da Paisagem e Direcção Geral do Território, na reunião final foram divulgados publicamente os resultados finais das Redes Cidades Circulares, nomeadamente da CApt2, a RurbanLink, R2CS e CircularNet.

A sessão de encerramento decorreu no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira. O edil destacou, na sua intervenção, o trabalho feito por Guimarães na temática da sustentabilidade ambiental desde 2013, elencando diversos projectos que têm reforçado o caminho do Município, conduzindo a uma nova candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia e à selecção de Guimarães como uma das 100 cidades europeias que se compromete a atingir a neutralidade climática até 2030.

No primeiro dia do evento, Quarta-feira, 28 de Junho, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem, visitaram a Horta Pedagógica e analisaram internamente os resultados das redes. No dia seguinte, durante a manhã, realizaram visitas em paralelo ao Centro para a Valorização de Resíduos, ao Fibrenamics, ao PIEP e ao DoneLab.

Recorde-se que o Município de Guimarães participou no RurbanLink, onde se desenvolveu um plano de acção para a implementação de uma plataforma digital que agregue e disponibilize informação a produtores, transformadores e consumidores de resíduos, com vista à recolha e valorização dos resíduos, por forma a potenciar sinergias entre os diferentes actores do concelho. Já o Laboratório da Paisagem, integrou a rede CApt2, liderada pelo Laboratório da Paisagem, que propõe soluções de aumento de eficiência hídrica e reutilização da água, como é exemplo o projecto de utilização da água das piscinas municipais para limpeza de arruamentos.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias