19.5 C
Guimarães
Segunda-feira, Julho 15, 2024

Voluntariado de Emergência Social: guia apresentado em Guimarães

Economia

No âmbito do projecto VES – Voluntariado de Emergência Social e na sequência do trabalho já efectuado pelo Banco Local de Voluntariado realizou-se, no dia 28 de Junho, no Palácio de Vila Flor, o lançamento do guia de Voluntariado de Emergência Social – VES, como produto resultante do projecto.

A vereadora de Acção Social, Paula Oliveira, na sua intervenção, desafiou os representantes das instituições presentes a desenvolverem projectos de inovação social “para alavancar o investimento social nos territórios, promover a equidade, o desenvolvimento e a inclusão social”. Referindo-se à área de intervenção do VES, Paula Oliveira defendeu a vontade dos idosos em ficar em suas casas, desde que tenham condições e qualidade de vida, o que torna este projecto fulcral para o combate à solidão e para apoiar os seniores nesta vontade.

O Município de Guimarães assumiu-se como investidor social do projecto de emergência social promovido pela Pista Mágica e financiado pela Portugal Inovação Social, que tem como objectivo a criação e gestão de um corpo de Voluntários de Emergência Social (VES) para situações sinalizadas, que necessitem de resposta imediata. Foi dada prioridade aos idosos do programa Guimarães 65+ que se encontrem em isolamento social.

O guia consiste num livro com 40 páginas, editado pela Pista Mágica – associação e da autoria de Ana Gonçalves e Filipa Pisco. Aborda temas como a emergência social e gestão de crise, a importância da integração de pessoas voluntárias na gestão e crise, gestão de voluntariado de emergência social, gestão emocional em contexto de crise e ainda conta com anexos que abordam os primeiros socorros psicológicos, cenários de autocuidado e exercício da autocompaixão.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias