14.5 C
Guimarães
Terça-feira, Julho 16, 2024

Violência doméstica: apoio para vítimas em debate na UMinho

Economia

A Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi), em Braga, acolhe esta Quinta-feira um seminário sobre as redes de apoio psicológico no Cávado face à violência doméstica.

A entrada é livre, mediante inscrição online. O projecto tem o apoio do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, do Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu.

A iniciativa inicia-se pelas 9h30, com a presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Sandra Ribeiro, a vice-presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, Júlia Fernandes, e o presidente da EPsi, Miguel Gonçalves. De seguida, decorrem palestras do vice-presidente da CIG, Manuel Albano, da investigadora Mariana Gonçalves, da EPsi, e da juíza desembargadora Cristina Sousa, do Tribunal da Relação de Lisboa.

Pelas 11h45, vai proceder-se à apresentação dos resultados e efeitos de transformação das redes de apoio psicológico no Cávado. O encerramento da sessão cabe ao presidente da Direcção Regional Norte da Ordem dos Psicólogos, Eduardo Carqueja.

A CIM do Cávado participa desde 2021 no processo de concertação das Respostas de Apoio Psicológico para Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica, em articulação com as entidades do Cávado que integram a rede nacional neste âmbito. Do Fórum de Concertação Intermunicipal do Cávado, resultou o seminário final na UMinho, que pretende reflectir sobre a importância deste tipo de respostas para mitigar o fenómeno da violência doméstica, sendo ainda um espaço construtivo de partilha e inspiração de formas, metodologias e estratégias de actuação e prevenção diferenciadoras.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias