13.5 C
Guimarães
Quarta-feira, Setembro 11, 2024

Cercigui: onda inclusiva no Instituto de Design, no Sábado

Economia

Num mar simbólico, onde navegará um barco, no oceano do Instituto de Design de Guimarães, a Cercigui quer impulsionar uma onda da inclusão, com a comunidade vimaranense.

A ideia está inserta no projecto ‘Trilogia Inclusiva’ que a Cercigui e parceiros associados, o Município de Guimarães, a Plataforma Madre Teresa de Calcutá e a direcção regional da FNA promovem, bem como o Instituto Nacional de Reabilitação (INR) que co-financia o projecto.

Durante os meses, de Julho a Outubro foram distribuídos nas várias instituições/associações/agrupamentos escutistas e escolares, juntas de freguesia do concelho, milhares de lenços – símbolo identitário do escutismo nos quais foram projectadas mensagens alusivas aos direitos das pessoas com deficiência, através de desenhos, escrita, pintura ou qualquer outra forma criativa.

PUB

Esta viagem pela inclusão, foi mobilizada por um grupo de jovens com deficiência, acompanhados por técnicos – activistas da inclusão em toda a comunidade e percursores de uma mensagem alusiva aos seus direitos.

“A grande festa no Idegui, é o culminar desta grande viagem que percorreu dezenas de instituições de Guimarães, de onde foram recolhidos os milhares de lenços que simbolizam esta grande viagem/périplo e a aproximação da Cercigui com a comunidade na promoção e defesa intransigente dos direitos das pessoas com deficiência” – revela Joana Cunha, directora técnica dos lares da Cercigui e técnica responsável pelo projecto.

Agora, a Cercigui convida todas as instituições envolvidas e a comunidade vimaranense a participar no encerramento deste projecto inter-geracional, que envolveu crianças, jovens, adultos e idosos, a participar na construção e içar da grande vela inclusiva e com a junção de todos os lenços unidos em nó, criar uma onda inclusiva.

PUB

A onda inclusiva, decorrerá durante todo o dia, de Sábado, com um passeio inclusivo pelo centro histórico vimaranense, pelas 10h00, em que os participantes se habilitam ao sorteio de uma camisola autografada do Vitória Sport Clube, a sortear pelas 16h00, e ainda para uma conferência, com vários convidados, em que serão abordados os direitos da pessoa com deficiência, pelas 15h00. Pelas 17h00 está prevista uma largada de balões.

Zé Amaro encerra, por fim, este evento, interpretando algumas canções do seu repertório.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias