6.7 C
Guimarães
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023

CED2013: Apresentado programa das comemorações do 10º aniversário

Economia

Foi hoje apresentada a programação para as comemorações dos 10 anos de Guimarães – Cidade Europeia do Desporto 2013 (CED2013). Ao longo deste ano realizar-se-ão iniciativas todos os meses para assinalar a data e promover o desporto.

O vereador do Desporto, Nelson Felgueiras, referiu, na apresentação, que a CED 2013 “foi um momento singular da história de Guimarães”. Exactamente 10 anos depois do dia da cerimónia de abertura, foi dado a conhecer o programa que permitirá “pensar o desporto em Guimarães para 2030”.

“2013 foi decisivo para colocar Guimarães no centro do desporto.”

“Foi a primeira Cidade Europeia do Desporto em Portugal e das melhores de sempre. 2013 foi decisivo para colocar Guimarães no centro do desporto”, reflectiu o vereador.

As comemorações iniciam já no próximo mês, Fevereiro, com a publicação online do primeiro episódio do podcast “Memória do Futuro | A História do Desporto em Guimarães”. Serão entrevistadas várias figuras locais com trabalho e proeminência no sector desportivo do concelho ao longo dos últimos 40 anos. A perspectiva é que, eventualmente, a publicação se torne bimensal.

Em Março será apresentado o estudo “Hábitos Desportivos em Guimarães”, pelo Instituto Europeu de Estudos Superiores, que dará a conhecer a realidade desportiva da cidade. No mês da liberdade, dia 25, decorrerá a festa final do projecto Descolar, “Liberdade para Descolar”.

No mês seguinte, Maio, irá realizar-se a primeira reunião do Observatório do Desporto onde se pretende que sejam discutidas muitas das políticas desportivas municipais. Em Junho promover-se-á várias actividades ligadas à Guimarães Activa, nomeadamente, “Praças com Vida”, “Crianças Activas” e “Caminhadas activas”, para incentivar a prática de actividade física.

Ainda no Verão, Julho traz o Congresso Internacional “Sustentabilidade no Desporto” que contará com a intervenção de diversos especialistas nacionais e internacionais. Saltando Agosto, as comemorações retornam em Setembro com a caminhada solidária “X aniversário CED2013” que pretende integrar o maior número possível de organizações/associações do concelho.

Em Outubro, irão realizar-se as jornadas temáticas “Vida Feliz” com enfoque na população sénior e incluirá workshops. No mês seguinte, Novembro, dar-se-á a apresentação da edição actualizada do livro “A História do Desporto e Guimarães”.

As comemorações terminam em Dezembro com o lançamento oficial da Estratégia Municipal de Promoção da Actividade Física, um documento que prevê reunir um conjunto de recomendações e orientações técnicas para incrementar os índices de actividade física no concelho. Isto vai de encontro ao objectivo de “projectar o desporto para os próximos 10 anos”, mencionado pelo vereador do Desporto.

📸 GA!

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias