23.4 C
Guimarães
Quarta-feira, Julho 17, 2024

Healthcare Excellence: Hospital de Guimarães distinguido

Economia

O projecto OnConsigo, que traz inovação à domiciliação do cuidado oncológico valeu ao hospital da Senhora da Oliveira o prémio da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e pela AbbVie.

A qualidade dos serviços de cuidados de saúde prestados aos utentes foi o critério mais apreciado pelo júri, reconhecendo ao OnConsigo o seu esforço reconhecido com a atribuição de um prémio de cinco mil euros.

“Centrado no paciente e projectado para o mesmo, visa combater o risco de infecção inerente a múltiplas visitas necessárias ao hospital, associadas com o tratamento de doentes oncológicos, substituindo as mesmas por cuidados personalizados específicos ao domicílio” – salienta a nota do HSOG.

O OnConsigo beneficiou três aspectos de forma significativa: a eficiência de custos e redução do tempo de deslocação para os utentes, bem como tornar o tratamento mais cómodo para os doentes no conforto das suas próprias casas.

“Sermos reconhecidos pela APAH e pela AbbVvie é orgulho tremendo, mas acima de tudo é o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido pela a equipa do hospital da Senhora da Oliveira. O facto de termos trabalhado diariamente, lado a lado com os doentes, permitiu perceber o que poderia ser melhorado e desenhar uma solução focada nos interesses de quem vai realmente usar os serviços foi uma grande mais valia do projecto. Este prémio é um incentivo para continuarmos a nossa missão. O OnConsigo consegue um grande avanço de comodidade para os doentes.” – salienta Camila Coutinho, directora do serviço de oncologia.

PUB

“Esta edição do prémio Healthcare Excellence é para nós muito especial, por assinalar o 10º aniversário da iniciativa. Dez anos depois, o prémio continua a enaltecer a extraordinária dedicação de administradores hospitalares e profissionais de saúde pela implementação de projectos como aqueles que foram hoje apresentados e que contribuem de forma inestimável para a melhoria dos cuidados de saúde em Portugal”, declara Xavier Barreto, presidente da APAH.

“Os projectos apresentados são exemplos brilhantes de como a inovação e a colaboração podem contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde. São exemplos de excelência e de boa gestão dos recursos disponíveis que contribuem de forma inequívoca para a sustentabilidade do SNS”, afirma Lucie Perrin, directora-geral da AbbVie em Portugal.

“Nestes 10 anos de Healthcare Excellence, também apela a uma verdadeira reflexão sobre o futuro da saúde e a necessidade de maiores investimentos na área”.

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas para os projectos Luzia e InStep, da unidade de saúde local do Alto do Minho e do centro hospitalar de Lisboa Ocidental (unidade de neonatologia do hospital São Francisco Xavier) respectivamente.

Com o primeiro projecto a apresentar um projecto pioneiro onde implementaram o primeiro centro de oftalmologia dentro de um centro de saúde no país que cobre todo o Alto do Minho, e o segundo a demonstrar como a utilização de data pode ajudar a estabelecer um modelo de previsão para ajudar a combater a sepsis em pacientes prematuros.

Entre os sete finalistas estavam ainda projectos do centro hospitalar Universitário de Lisboa, centro hospitalar de Lisboa Central e o centro hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias