39 C
Guimarães
Terça-feira, Julho 23, 2024

Escoteiros de Portugal: grupos do distrito de Braga participam no 26º Acampamento Nacional

Economia

Milhares de escoteiros, incluindo diversos grupos de escoteiros do distrito de Braga, vão participar no 26º Acampamento Nacional (ACNAC) da Associação dos Escoteiros de Portugal, que se realiza entre os dias 13 e 19 de Agosto em Faro.

Trata-se de um ecoevento que pretende ser um exemplo através da adopção de práticas ambientais responsáveis, que vão desde a utilização de detergentes biodegradáveis, separação de lixo e à utilização de garrafas reutilizáveis. A cidade de Faro vai receber milhares de escoteiros representantes de várias regiões do país, incluindo as ilhas, num encontro que pretende promover a importância da sustentabilidade no mundo actual e a importância da construção de uma sociedade mais equilibrada, recorrendo à educação ambiental como meio para sensibilizar os participantes e toda a comunidade envolvente.

Com o mote ‘Envolve-te, não deixes ninguém para trás’, o acampamento organizado pela Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) pretende dar destaque a um conjunto de prioridades e aspirações acordadas entre a maioria dos países da Organização das Nações Unidas: os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para isso, a iniciativa visa incentivar os participantes para a importância da aplicação de práticas sustentáveis, desde a gestão de resíduos à escolha de materiais ecológicos, passando pela adopção de práticas alimentares sustentáveis. Os jovens escoteiros, para além das habituais aventuras, como desportos radicais, desportos aquáticos, corridas com carrinhos de rolamento, caminhadas, entre outros, farão também trabalho comunitário na região que acolhe este grande acampamento.

Todas as actividades, desde jogos, raids, construções, entre outras, foram pensadas de modo a garantir o respeito pelo planeta, respeitando os seus recursos e ecossistemas.

“O ACNAC é uma oportunidade para os jovens escoteiros aprenderem a trabalhar em equipa.”

Para Ana Proença, escoteira-chefe nacional da Associação dos Escoteiros de Portugal, “o ACNAC é uma oportunidade para os jovens escoteiros aprenderem a trabalhar em equipa, desenvolverem a sua criatividade e o seu espírito de aventura, e ainda aprofundarem a sua ligação com a natureza, contribuindo assim para a promoção da sustentabilidade, um tema que já está intrínseco à actividade e aos valores da AEP”.

“Para a edição deste ano, transformamos o nosso encontro num ecoevento, uma oportunidade para colocar em prática os princípios dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e para sensibilizar para a importância da sustentabilidade ambiental e social. Contamos com uma série de parceiros e entidades que nos vão ajudar a transformar este evento num encontro sustentável e amigo do ambiente”, reforça a responsável.

“Todas as actividades foram planeadas para dar palco à educação ambiental, por considerarmos que o movimento escotista deve contribuir de forma activa para a promoção da liderança através da diferença, reforçando a necessidade de comportamentos económica e ecologicamente responsáveis e proativos”, conclui a escoteira-chefe.

A edição deste ano coincide com a celebração dos 110 anos da AEP e o objectivo é aproveitar o encontro para alertar os jovens para a importância da construção de uma sociedade mais equilibrada, equitativa, verdadeira e justa, colocando o tema da sustentabilidade em destaque.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias