15.1 C
Guimarães
Segunda-feira, Julho 15, 2024

Exportações: um alerta de esperança nos têxteis-lar

Economia

A ATP divulgou as estatísticas de Outubro, sobre o comércio internacional e dá nota de uma ligeira melhoria. Os resultados da ITV foram alavancados pelo desempenho dos têxteis-lar e das vendas para os USA.

Portugal exportou 482 milhões de euros e cerca de 38 mil toneladas de têxteis e vestuário em Outubro de 2023, registando uma melhoria face aos últimos meses.

PUB

Em termos de evolução mensal homóloga, isto representa uma quebra de 2,1% em valor e um aumento de 0,6% em quantidade.

Os têxteis-lar e outros artigos têxteis confeccionados registaram um aumento de 9% em valor e 6% em quantidade. Bons resultados também para as pastas, feltros, falsos tecidos e artigos de cordoaria (+9% em valor, +11% em quantidade), assim como para os tapetes e outros revestimentos têxteis (+29% em valor, +26% em quantidade) e para os tecidos especiais, tufados, rendas, passamanarias e bordados (+26% em valor e em quantidade).

© Direitos Reservados

O mercado dos EUA esteve em destaque com um acréscimo de 4 milhões de euros (+11%) em Outubro. As exportações para este destino, foi de 41,3 milhões de euros. Inversamente, Espanha registou a maior quebra em termos absolutos (-6 milhões de euros, equivalente a -5%), tendo sido o destino para 116 milhões de euros de têxteis e vestuário.

© Direitos Reservados

Em termos acumulados, as exportações de têxteis e vestuário até Outubro perfizeram o montante de 4.895 milhões de euros, (-5% face ao mesmo período de 2022).

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias