39 C
Guimarães
Terça-feira, Julho 23, 2024

Vaudeville Rendez-Vous: nona edição arranca na próxima semana

Economia

O Festival Vaudeville Rendez-Vous – uma iniciativa promovida pelo Teatro da Didascália há quase uma década – está de regresso e está mesmo aí à porta. Entre os dias 18 e 22 de Julho, o Quadrilátero Urbano – composto pelos municípios de Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão – será a capital do circo contemporâneo, com apresentações espalhadas por alguns dos principais pontos das quatro cidades.

Para além de 11 espectáculos de circo contemporâneo, num total de 28 apresentações, a programação desta edição convida profissionais, alunos e entusiastas das artes performativas a adquirir e desenvolver competências, sob a orientação de artistas do panorama nacional e internacional.

É com quatro oficinas de formação, que terão lugar nos municípios do Quadrilátero Urbano, que a programação do Vaudeville Rendez-Vous arranca, logo no dia 18 de Julho. A participação nas oficinas é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia através de um formulário próprio.

📸 Direitos Reservados

No primeiro dia de festival, Barcelos recebe, no polidesportivo da Quinta do Aparício, o workshop de dança Movimentado, coordenado por André Araújo. Nos dias 18 e 19 de Julho, entre as 14h30 e as 18h00, os interessados com ou sem experiência terão a oportunidade de descobrir a sua individualidade criadora, através de um conjunto de exercícios que exploram a expressividade do movimento.

Para aqueles que quiserem tirar os pés do chão e aprender a voar, a oficina Princípios do Aéreo, que decorrerá em Braga, no jardim do Museu dos Biscainhos, a partir das 14h30 dos dias 18 e 19 de Julho, é a escolha acertada. Com uma abordagem que parte de pequenos passos para criar uma rotina, a trapezista Sage Batchler Cushman vai guiar os participantes – que poderão contar com apoio na tradução das instruções para português – pelos princípios basilares da técnica aérea.

Já em Guimarães e Famalicão, é a arte do malabarismo que vai estar em destaque. Também nos dias 18 e 19 de Julho, entre as 9h30 e as 13h00, a cidade-berço vai acolher, no jardim do Paço dos Duques, o Laboratório de Malabarismo. Os formandos terão a possibilidade de descobrir, conduzidos pelo malabarista Hugo Maciel, as principais ferramentas e técnicas que constituem esta forma de expressão artística, obtendo uma compreensão geral do universo do malabarismo. Em Famalicão, Ariana Silva, malabarista e artista de circo, vai desafiar os participantes a conhecer o espaço entre o corpo e o objecto e a fortalecer, pouco a pouco, a destreza e precisão dos movimentos. Esta oficina de malabarismo terá lugar na praça D. Maria II – Topo Sul, a partir das 14h30 dos dias 19 e 20 de Julho.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias