12.2 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Verão no Campus: mais de 300 alunos do secundário fazem da UMinho a sua casa

Economia

Vêm do Brasil, Itália e Luxemburgo, mas também desde Caminha aos Açores. Na próxima semana, 323 jovens do ensino secundário vão viver na Universidade do Minho e nas cidades de Braga e Guimarães, divididos por 25 actividades científicas e lúdicas.

Trata-se da 15ª edição do programa Verão no Campus, que auxilia os alunos inscritos do 9º ao 12º anos na escolha de um curso superior, aprofundando os conhecimentos da sua área de vocação. Nos laboratórios dos campi e nas ruas das duas cidades vai haver o apoio de 40 monitores, que são alunos da Universidade do Minho, e de mais de 50 investigadores e professores.

📸 Direitos Reservados

As actividades propostas incluem, por exemplo, manipular genomas em plantas, realizar um julgamento, aplicar robótica na navegação autónoma, falar diversas línguas, simular um parto e experimentar biomateriais, entre tantas. Os futuros universitários vão ainda partilhar momentos, dúvidas e sonhos com os colegas da sua idade que participam nesta iniciativa, a qual surgiu em 2009 e já conheceu 5000 jovens dos vários continentes.

O programa começa na Segunda-feira de manhã, com sessões de apresentação em cada uma das 12 escolas/institutos que acolhem as actividades. Depois, seguem-se as emoções dos laboratórios, os diálogos com docentes, o sentir da vida académica. No último dia, Sexta-feira, a despedida é sempre especial. Às 16h00, no auditório A1 do campus de Gualtar (Braga), prevê-se uma conversa dos participantes com o reitor, Rui Vieira de Castro, a entrega de diplomas e prémios, alguns jogos interactivos e actividades informais.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias