39 C
Guimarães
Terça-feira, Julho 23, 2024

UMinho: organiza seminário sobre desafios da profissão docente

Economia

A Universidade do Minho e o Conselho Nacional de Educação (CNE) organizam a 18 de Julho (Terça-Feira), entre as 9h15 e as 17h00, o seminário ‘A profissão docente: desafios actuais e futuros’, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga.

A iniciativa visa reflectir sobre as dimensões estruturantes da profissão docente, nomeadamente as questões de carreira, estatuto, recrutamento e formação, cuja expressão tem crescido no espaço mediático. Pretende-se promover uma discussão sobre as políticas, as práticas e a investigação produzidas neste domínio, através da presença de importantes agentes deste sector profissional e social.

A sessão de abertura conta com o presidente da comissão parlamentar de Educação e Ciência da Assembleia da República, Alexandre Quintanilha, o presidente do CNE, Domingos Fernandes, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e a coordenadora da Comissão Especializada Professores e Outros Profissionais da Educação do CNE, Assunção Flores, que é também directora do Centro de Investigação de Estudos da Criança (CIEC) e professora do Instituto de Educação da UMinho.

Pelas 10h00 realiza-se a conferência Readiness for change: the role of teaching standards in supporting change and improvement, pela directora da escola de educação da Universidade de Glasgow (Reino Unido), Margery McMahon, seguindo-se um debate moderado pelo secretário-geral do CNE, Manuel Miguéns.

Após um curto intervalo, o painel Ser professor hoje: desafios e vivências profissionais junta às 11h45 os responsáveis do Colégio Pedro Arrupe (Lisboa), do Centro de Formação de Montijo e Alcochete (Setúbal) e dos agrupamentos de escolas de Canedo (Santa Maria da Feira), Pedrouços (Maia) e Amares (Braga), respectivamente Ana Mira Vaz, Marta Alves, Paulo Dias, Miguel Borges e Carla Barbosa.

O programa de tarde arranca às 14h45, com o painel Profissão e formação docente: onde estamos e para onde vamos? e os contributos dos professores Amélia Lopes (Universidade do Porto), Sara Araújo (Instituto Politécnico do Porto), Eusébio André Machado (Universidade Portucalense), Isabel Fialho (Universidade de Évora) e Manuel Silva (UMinho), culminando num debate aberto ao público. A sessão de encerramento é pelas 16h15, a cargo de Domingos Fernandes e Assunção Flores. O evento inclui ainda um momento musical do Quarteto de Violinos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias