10.7 C
Guimarães
Sexta-feira, Dezembro 8, 2023

gnration: ciclo Cinema no Pátio arranca esta Quinta com cinema ao ar livre

Economia

Nas Quintas-feiras de Agosto, o gnration exibirá ao ar livre quatro filmes com curadoria pelo realizador Eduardo Brito. A entrada é gratuita e a primeira sessão arranca já na noite desta Quinta-feira com filme de Apichatpong Weerasethakul.

Em Agosto, as sessões de cinema voltam a ocupar o pátio exterior do gnration nas noites de Quinta-feira, com sessões ao ar livre e de entrada gratuita. A 3, 10, 17 e 24, às 21h30, o Cinema no Pátio apresenta, respectivamente, Memória, de Apichatpong Weerasethakul, Fevereiro, de Kamen Kalev, Feliz como Lázaro, de Alice Rohrwacher, Trinta Lumes, de Diana Toucedo.

Para a edição deste ano do Cinema no Pátio, a temática escolhida recai sobre o natural e as metáforas e entre a paisagem e as revelações. O Cinema no Pátio de 2023 propõe quatro filmes que deambulam nestas matérias: Memória (Apichatpong Weerasethakul, 2022), dos insondáveis mistérios da existência (onde o espectador se torna escutador); Fevereiro (Kamen Kalev, 2021) fala-nos de uma poética do tempo e dos rituais no tempo; Feliz como Lázaro (Alice Rohrwacher, 2018) do isolamento, da bondade e da exploração; e Trinta Lumes (Diana Toucedo, 2019), do esquecimento e da morte como passagem.

A selecção de películas a exibir é uma curadoria de Eduardo Brito, realizador português convidado pelo gnration para programar o Cinema no Pátio. Eduardo Brito trabalha em cinema, fotografia e escrita. Os seus trabalhos exploram os temas verdade‐ficção‐memória, bem como a relacção texto‐imagem. Realizou as curtas-metragens Penúmbria (2016), Declive (2018) e Ursula (2020). Escreveu o argumento das curtas O Facínora (Paulo Abreu, 2012), A Glória de Fazer Cinema em Portugal (Manuel Mozos, 2015) e O Homem Eterno (Luís Costa, 2017) e, com Rodrigo Areias, da longa Hálito Azul (2018). Estudou e leccionou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e fez especialização em guião para cinema na Escuela Internacional de Cine y Televisión, em Cuba.

📸 Carvalho Araújo

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias