8.4 C
Guimarães
Quinta-feira, Maio 2, 2024

Dia Mundial da Dança: celebrado com “Orpheu” de Pedro Ramos

Economia

De braço dado com a data que desde 1982 assinala o Dia Mundial da Dança, a noite de 29 de Abril (Sábado) é de gala e é para todos com a apresentação do espectáculo Orpheu no Centro Cultural Vila Flor, uma ópera dirigida por Pedro Ramos que pretende explorar uma aproximação às estéticas e linguagens contemporâneas.

Orpheu reúne um elenco de sete intérpretes das áreas da dança, teatro e música, partindo da prática exploratória do corpo, na sua relação com o texto e paisagens sonoras, para experimentar o conceito originário de ópera, no sentido de espectáculo total, que cruza e reúne diversas artes num mesmo palco.

📸 Direitos Reservados

Uma produção da Ordem do O, em co-produção com A Oficina / Centro Cultural Vila Flor e a Casa das Artes de Famalicão, onde acabou de estrear no passado dia 10 de Março, Orpheu estabelece uma relação entre a obra literária mitológica de Ovídio, a dança e a composição sonora electrónica, com Pedro Ramos a partir do mito de Orpheu para a criação de uma peça operática. Num encontro de diversas personagens órficas reflecte-se sobre a dicotomia entre o tangível e o intangível, o tempo presente e o ausente, o individual e o colectivo, explorando novas contra-posições estéticas e linguagens corporais.

Com direcção artística, coreografia e espaço cénico a cargo de Pedro Ramos, que conta com a assistência de Sandra Rosado, é Hélia Correia quem se encarrega do texto original deste espectáculo com intervenção de um alargado elenco de intervenientes técnicos e artísticos, entre os quais estão também Pedro Ramos e Miguel Sobral Curado, responsáveis pela composição musical desta criação.

Dirigido a todo o público maior de 12 anos de idade, este espectáculo tem os respectivos ingressos à venda por um valor de 10€ ou 7,50€ com desconto, podendo ser adquiridos via online e presencialmente nas bilheteiras dos equipamentos culturais geridos pela A Oficina.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias