12.9 C
Guimarães
Sábado, Maio 4, 2024

UMinho: Adaptação de brinquedos para Crianças com Paralisia Cerebral

Economia

O Laboratório de Automação e Robótica, da Universidade do Minho, em Guimarães, vai levar a cabo mais uma vez a iniciativa de adaptação de brinquedos para Crianças com Paralisia Cerebral, de 5 a 9 de Dezembro.


Os interessados podem candidatar-se para receber um brinquedo adaptado até ao dia 25 de Novembro (Sexta-feira). Entre os dias 5 e 9 de Dezembro, os brinquedos serão adaptados e a fábrica de brinquedos poderá ser visitada.

No dia 17 de Dezembro (Sábado) decorrerá a entrega dos brinquedos na Sociedade Martins Sarmento.

Apesar de a adaptação ser diferente em cada brinquedo, o grau de complexidade poderá ser maior ou menor e o tempo que demora pode também variar de poucos minutos a algumas horas.  

Mas estes factos não demovem os alunos e docentes do laboratório, que dedicam algum do seu tempo a esta iniciativa e o espírito de voluntariado de cada um é enorme, a entrega e dedicação por esta causa é total, e toda a acção é acompanhada de um espírito natalício de muita brincadeira e alegria, lê-se em comunicado.

📸 Direitos Reservados

Desde 2006 que o Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Minho, em Guimarães, adapta brinquedos electrónicos (durante a época natalícia), para que estes possam ser accionados por Crianças com Paralisia Cerebral.  

Isto porque as crianças com necessidades especiais têm dificuldades em accionar os brinquedos tradicionais e os poucos brinquedos adaptados que existem são extremamente caros.

Esta iniciativa conta com a parceria do Laboratório de Automação e Robótica, que realiza a adaptação dos brinquedos durante uma semana; da Câmara Municipal de Guimarães, que oferece brinquedos; Salus Live – Centro Terapêutico, que oferece brinquedos e faz a gestão da atribuição dos brinquedos; botnroll.com, que oferece os componentes electrónicos para as adaptações; da Sociedade Martins Sarmento na promoção e espaços para entrega dos brinquedos e tem, ainda, o apoio Universidade do Minho. 

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias