14.5 C
Guimarães
Terça-feira, Julho 16, 2024

Gama Lobo Xavier: faleceu um dos mais prestigiados advogados de Guimarães

Economia

Popularmente era conhecido por ‘o Dr. Gama Lobo’. Era um homem afável, de trato simples, que trocou Braga por Guimarães. O Direito corria-lhe nas veias e, por isso, dedicou-se, de corpo e alma, em todos os seus casos, sem negar colaboração sempre que lhe era solicitado.

E o exercício da profissão de advogado teve Guimarães como palco principal. Dedicou-se a outras causas, umas profissionais, contribuindo para a dinamização da Delegação Ordem dos Advogados, onde foi secretário da direcção entre 1972 e 1979 e presidente da Delegação entre 1980 e 1985. Foi o impulsionador da criação do Gabinete de Consulta Jurídica Gratuita, em colaboração com a Câmara Municipal, então presidida por António Magalhães.

PUB

Ainda antes, Luís Filipe da Gama Lobo Xavier licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1960, e foi inscrito na Ordem dos Advogados em 28 de Fevereiro de 1964.

Desempenhou vários cargos relevantes, entre os quais o de subdelegado do Procurador da República em Braga e delegado do Ministério Público nos Tribunais do Trabalho de Vila Real, Aveiro e Guimarães, numa carreira na administração judicial que deixou para se dedicar de corpo inteiro à sua paixão profissional.

Fundou com o seu amigo – de longa data – e sócio Luís Teixeira e Melo, um dos mais prestigiados e influentes escritórios de advocacia e a sociedade Gama Lobo Xavier, Luís Teixeira e Melo e Associados, em 2 de Maio de 1989. Foi o corolário de uma amizade que vem dos anos 70. E que se estendeu e aprofundou com a entrada na sociedade dos filhos de ambos. Participou no acto que fez do escritório um parceiro da rede nacional da PLMJ Advogados, SP, RL, desde 2009.

Pelo seu escritório passaram inúmeros jovens advogados que estagiaram tendo em vista uma carreira profissional que lidaram com o homem que os inspirou pela sua enorme cultura jurídica e do vasto conhecimento das mais variadas correntes jurisprudenciais e doutrinárias.

Gama Lobo Xavier. © GA!

Foi agraciado com a Medalha de Honra pelo Conselho Geral da Ordem dos Advogados por deliberação de 10 de Fevereiro de 2010.

Adoptou Guimarães como terra sua, defendendo os seus valores, onde passou a viver e onde morreu, na sua residência ali na zona da Quintã.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, já expressou o seu pesar pelo falecimento de Gama Lobo Xavier, endereçando a toda a sua família, amigos e colegas de profissão as mais sentidas condolências.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias