3.8 C
Guimarães
Quarta-feira, Dezembro 6, 2023

PSD Guimarães: quer medidas municipais que apoiem acesso à habitação

Economia

O líder da secção concelhia do PSD Guimarães, Ricardo Araújo, defende a “adopção de medidas urgentes e concretas” por parte da gestão socialista da Câmara Municipal de Guimarães que ajudem a estimular e apoiar a oferta de habitação no concelho.

A defesa daquelas medidas foi feita pelo vereador da Coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS-PP) na reunião quinzenal do executivo, onde criticou a inércia da gestão socialista e o anúncio feito pela Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, em sessão com o PS vimaranense, de alegada instalação de uma delegação do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). “Um anúncio que não tem valor nenhum”, qualificou.

Reunião da Câmara Municipal de Guimarães. 📸 GA!

“A Câmara Municipal de Guimarães deveria estar focada e empenhada, com a sua acção, os seus técnicos e áreas com esta responsabilidade, em rapidamente apresentar medidas concretas que possam ajudar e estimular a oferta de habitação no concelho. A autarquia deve rapidamente encontrar soluções de oferta para o mercado de compra e venda, aquisição e arrendamento de habitação em Guimarães, sobretudo para os destinados a determinados segmentos da população, nomeadamente os jovens e a classe média, sem esquecer os mais carenciados, que precisam neste momento e urgentemente de estímulos, apoios e iniciativas concretas que efectivamente ajudem a resolver este sério problema da habitação”, defendeu Ricardo Araújo, em declarações à imprensa.

“Os vimaranenses precisam é de medidas concretas e objectivas que os ajudem a ter ou alugar uma casa.”

“Não basta que venha um governante a Guimarães anunciar o que não tem importância nenhuma. Os vimaranenses precisam é de medidas concretas e objectivas que os ajudem a ter ou alugar uma casa. Os vimaranenses precisam de medidas concretas que sejam rapidamente implementadas no terreno, não precisam de desculpas, nem de mais adiamentos”, considerou e suportou o vereador e líder do PSD Guimarães. Ricardo Araújo acrescentou que “enquanto continuamos a assistir à inércia e falta de medidas concretas do PS em Guimarães, muitas famílias e muitos jovens sofrem e passam dificuldades porque não têm qualquer possibilidade de arrendar ou comprar uma casa no seu concelho, na cidade ou na freguesia onde habitam”.

“A coligação PSD/CDS apresentou sete medidas muito concretas em Março, mas todas elas foram chumbadas pelo PS e desde então o Município de Guimarães nada ou muito pouco fez para alterar este sério problema da habitação no concelho que afecta centenas ou milhares de vimaranenses”, recordou Ricardo Araújo. Recorde-se que o PSD Guimarães apresentou um Programa Municipal de Habitação com medidas concretas e instrumentos que contribuam para a existência de alternativas acessíveis e compatíveis com os rendimentos dos agregados, famílias e jovens do concelho, mas o PS chumbou a proposta com o argumento de que, na altura, estava em discussão pública o programa ‘Mais Habitação’. Porém, observou o líder do PSD Guimarães, “esse programa nacional já foi apresentado e em Guimarães continuamos sem que a Câmara Municipal adopte quaisquer medidas, programas ou acções concretas para promover a oferta e o acesso à habitação no concelho”.

“Em Guimarães andamos de desculpa em desculpa, de adiamento em adiamento.”

“Vamos continuar empenhados como sempre, vamos continuar a reivindicar, vamos continuar a defender e a bater-nos sempre pela adopção de programas, medidas e acções concretas que promovam a oferta e o acesso dos vimaranenses à habitação. Outros concelhos pelo país fora têm programas municipais complementares ao do Governo de forma a estimular e apoiar a oferta de habitação, seja no mercado de arrendamento, seja na compra e venda, mas em Guimarães andamos de desculpa em desculpa, de adiamento em adiamento, sem que ninguém veja ou sinta nada da acção governativa do PS nesta matéria”, censurou Ricardo Araújo.

📸 GA!

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias