7.3 C
Guimarães
Sábado, Abril 27, 2024

PS Guimarães: celebração do 25 de Abril juntou mais de 500 participantes

Economia

Foi uma festa tradicional que o PS Guimarães organiza há mais de 35 anos, na celebração da liberdade. As organizações de todas as 48 freguesias e uniões estiveram representadas em mesas próprias neste que foi um reencontro dos socialistas concelhios no presente político.

📸 Direitos Reservados

Coube a Elizabete Castro, líder do PS Creixomil, a condução da sessão. “Uma data marcante como o 25 de Abril, é também um momento para homenagear aqueles que celebram os 25 anos de militância”, tendo sido reconhecidos: António Silva Araújo, Dionísio Cardoso Ribeiro, António Manuel Pereira Alves, José Silva Fernandes, Porfírio Alberto Fontão Machado, Manuel Fernando Cunha Fernandes, Elisabete Salgado Abreu Silva, Eva Oliveira Sampaio Carvalho, Guilherme Neves Mendes e Avelino Pereira Leite.

📸 Direitos Reservados

O primeiro orador foi o presidente da Federação de Braga do PS e presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, que realçou a “importância de Guimarães na CIM do Ave” e elogiou a colaboração intermunicipal mantida, valorizando também a “mobilização interna do PS Guimarães na presidência de Ricardo Costa”.

📸 Direitos Reservados

Seguiu-se Hugo Teixeira, líder concelhio da JS, que dissertou sobre questões fundamentais para as novas gerações e a importância do seu reconhecimento nos palcos políticos. Depois, foi a vez de Zara Pontes, líder das Mulheres Socialistas, que recordou a ditadura política antes de Abril, a defesa da democracia e dos direitos das mulheres, “em muitas partes do mundo ainda barbaramente reprimidas como no Afeganistão”. Citando Beatriz Ângelo, primeira eleitora feminina em 1911, Maria Lamas líder feminina pela democracia e Maria Barroso que declamava poesia para mobilizar a luta, Zara Pontes terminou valorizando a “importância de cada vez mais mulheres participarem no poder das decisões políticas”.

Pedro Marques (deputado europeu). 📸 Direitos Reservados

O deputado do Parlamento Europeu, Pedro Marques, foi a voz da direcção nacional que realçou as relações com as políticas municipais de Guimarães que manteve enquanto Secretário de Estado da Segurança Social e Ministro das Infraestruturas, e destacou a importância da Europa e de preparar as próximas eleições europeias de 2024 e locais de 2025.

Ricardo Costa (presidente PS Guimarães). 📸 Direitos Reservados

Ricardo Costa, presidente do PS Guimarães, realçou “a necessidade de um PS forte, bem preparado politicamente e tecnicamente para as complexas funções do governo local”. Acentuou, também, o “papel decisivo” da liderança nas responsabilidades políticas, a defesa da liberdade e as preocupações com os novos desafios do futuro.

Domingo Bragança (presidente CM Guimarães). 📸 Direitos Reservados

O presidente da Câmara, Domingos Bragança recordou o slogan gritado nas ruas em 1974: “o povo unido jamais será vencido”, transportando-o para 2025 apelou: “o PS unido jamais será vencido”. Salientou o momento político nacional e local e defendeu a “humildade” para que, no reconhecimento da legitimidade interna, o PS “dê um exemplo de unidade e de mobilização colectiva empenhada nas eleições de 2025”.

Saudando Ricardo Costa e o secretariado da concelhia pelo trabalho realizado, apelou a que todos se juntem, dialogando sem arrogâncias, para a “construção de um projecto comum vencedor”.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias