6.9 C
Guimarães
Domingo, Abril 28, 2024

CDU: reclama criação de rede pública de creches

Economia

A CDU, com a participação do deputado do PCP na Assembleia da República Manuel Loff, promoveu um programa com passagem por Braga e Guimarães, com vista a um melhor conhecimento da situação e à afirmação da exigência de criação de uma rede pública de creches.

Em Braga, a delegação da CDU que integrou também Bárbara Barros, vereadora da Câmara de Braga, visitou a instituição ‘A Bogalha’. Esta IPSS tem valências na áreas da infância e de apoio à terceira idade. No encontro, foram transmitidas sérias preocupações acerca da pressão que está a ser gerada junto das instituições com creches, tendo em conta o aumento da procura que se tem vindo a verificar na sequência da aplicação da gratuitidade. De acordo com o que foi relatado nesta instituição, no ano lectivo passado, para 78 vagas na creche, houve mais de 200 candidaturas. Os responsáveis da instituição expressaram também críticas à verbas transferidas pelo Governo para apoio a esta valência, consideradas insuficientes. A nova portaria, que alarga administrativamente os critérios de admissão nas creches em IPSS, motivou críticas.

📸 Direitos Reservados

Em Guimarães, Manuel Loff e Mariana Silva, membro da comissão executiva do Partido Ecologista Os Verdes, estiveram numa sessão pública na qual participaram pais e profissionais. Nesta sessão, Mariana Silva realçou a importância da criação de uma rede pública de creches como opção indispensável para que haja uma resposta capaz no apoio às crianças e aos pais. Relembrando a apresentação pela CDU de uma moção na assembleia municipal de Guimarães sobre este assunto, ilustrou a escassez de oferta no concelho, referindo notícias recentes que dão conta de centenas de crianças em lista de espera e da lotação plena das instituições sociais no concelho. A dirigente do PEV classificou a mais recente portaria do Governo sobre esta matéria como uma manobra administrativa que não resolve os problemas de fundo.

📸 Direitos Reservados

Manuel Loff destacou a insistência do PCP ao longo de anos que resultou na inscrição em sede de Orçamento do Estado de verbas para a gratuitidade das creches, apesar da resistência do PS, PSD, CDS e outras forças reaccionárias. Considerando natural o aumento da procura que se tem vindo a verificar, defendeu que o Estado tem que assumir a sua responsabilidade e criar uma rede pública de creches. O deputado eleito pelo PCP lembrou que, da mesma forma que existem escolas EB1, 2º e 3º ciclos, secundárias ou instituições do ensino superior, também deveria existir uma rede pública de creches.

Na sessão, foram partilhados na primeira pessoa pelos presentes relatos de dificuldades no acesso a creches, mas também sobre a necessidade de salvaguardar os direitos laborais dos pais, do aumento dos salários, do reforço dos abonos de família e o cumprimento do direito a uma habitação digna para todos. Condições essenciais para que estejam garantidos os direitos das crianças.

Estas iniciativas da CDU tiveram lugar depois da aprovação de uma moção da CDU reclamando a criação de uma rede pública de creches nas assembleias municipais de Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Fafe e na Câmara Municipal de Braga.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias