19.5 C
Guimarães
Segunda-feira, Julho 15, 2024

UMinho: livro sobre os desafios ocultos da economia portuguesa

Economia

A Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho, acolhe esta Sexta-feira, das 18h30 às 19h30, a sessão de apresentação e debate do livro Economia Social: Desafios Ocultos da Economia Portuguesa


Prevê-se as intervenções do autor da obra e de Sílvia Sousa, ambos professores do Departamento de Economia da EEG, de Eduardo Duque, da Universidade Católica de Braga, e a moderação do professor Paulo Reis Mourão.

A abertura do evento cabe à presidente da EEG, Cláudia Simões. A iniciativa tem entrada livre e insere-se no ciclo de seminários EEGConnect, do Programa de Desenvolvimento de Competências Transversais EEGenerating Skills.

A economia social tem sido alvo de uma reflexão mais séria nas últimas décadas, enquanto janela aberta para a sustentabilidade do desenvolvimento económico e social. O novo livro aborda a tipologia, os objectivos e a missão das políticas públicas neste âmbito. 

Foca a emergente metodologia de ensino-aprendizagem service-learning, que conjuga os domínios da aprendizagem com os do serviço.

Esta metodologia funciona como variável de inclusão e de humanização e as suas bases assentam na equidade, na sustentabilidade ambiental, na cooperação, nos resultados sem fins lucrativos e no compromisso com o próximo e com o ambiente, que “são princípios cravados na alma da economia social”, segundo Orlando Petiz.

📸 UMinho

Por isso, centra a preocupação em preparar os alunos para a vida real e para o equilíbrio do binómio humanidade-natureza. Esse binómio defende que o mundo é mais sustentável, coeso e inclusivo se o cidadão guardar fidelidade ao princípio da biopolítica e ao chamamento da inteligência transcendental. 

“Desnuda os desafios ocultos da economia e da sociedade portuguesa”.

Neste sentido, continua o autor, este livro “desnuda os desafios ocultos da economia e da sociedade portuguesa, porque aqui está a placa giratória, a alquimia do processo de desenvolvimento”. A obra tem 176 páginas e é editada pela Cordão de Leitura.

Orlando Petiz Pereira nasceu em 1955 em São Paio de Oleiros (Santa Maria da Feira) e vive entre Ovar e Braga. Doutorou-se em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), sendo professor da Universidade do Minho desde 1999 e coach profissional.

Centra a investigação académica nas áreas da economia social, do conhecimento, da inovação, da transcendência e da quântica, como forma de trazer luz sobre as bases estruturantes do desenvolvimento económico-social e do bem-estar da sociedade.

📸 UMinho

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias