32.3 C
Guimarães
Quarta-feira, Julho 24, 2024

MAS: promove espectáculo luminoso que celebra Claude Monet & Gustav Klimt

Economia

Neste Verão, as noites da cidade de Guimarães vão encher-se de luz, música, arte e poesia em movimento através da iniciativa Arte no Jardim: Monet & Klimt, o primeiro espectáculo multimédia desenvolvido para o Museu de Alberto Sampaio. A experiência multissensorial ao ar livre, no jardim, foi concebida pelo ateliê criativo OCUBO em parceria com o Museu de Alberto Sampaio, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Direcção Regional da Cultural do Norte, e será apresentada em antestreia no dia 29 de Junho, pelas 21h00, com a abertura ao público a decorrer no dia 30 de Junho, às 21h30.

Em exibição até 17 de Setembro, a viagem luminosa assume-se como a primeira experiência com a assinatura do ateliê criativo OCUBO, autor de espectáculos como Spiritus e Lisbon Under Stars, na cidade de Guimarães, e irá coincidir com a iniciativa Museu à Noite, do Museu de Alberto Sampaio.

Partindo do legado e do universo do impressionista Claude Monet e do simbolista Gustav Klimt, Arte no Jardim: Monet & Klimt mergulha os visitantes, com todos os sentidos, num emotivo momento de contemplação, deslumbramento e introspecção onde, mais do que ver, é possível sentir o movimento do seu traço, a sua obra, as suas influências e o seu génio. O espectáculo inicia-se com uma homenagem a Claude Monet e ao seu adorado Jardim de Giverny, com esculturas florais gigantes a iluminarem-se ao som de Chopin, e acompanhando a declamação do poema Quando vier a Primavera, de Alberto Caeiro. Após este momento, a fachada do Museu transforma-se numa tela gigante, com cada detalhe da arquitectura do edifício a dar vida a uma reinterpretação artística do legado impressionista de Claude Monet.

De seguida, terá lugar um tributo original à intimidade e arte romântica de Gustav Klimt e à sua Árvore da Vida. Ao som de Ludovico Einaudi, as árvores do jardim iluminam-se, enquanto é declamado um excerto do texto do livro Húmus de Raul Brandão, referência cultural incontornável da cidade de Guimarães, seguindo-se depois uma viagem pelas obras e pela vida do pintor austríaco, tendo como fio condutor a sua pintura mais emblemática: O Beijo. Os momentos de declamação terão a voz dos actores vimaranenses Inês Lago e João Ventura.

Esta iniciativa surge no âmbito do aclamado espectáculo imersivo Impressive Monet & Brilliant Klimt, que se encontra actualmente em exibição nas Immersivus Gallery Lisboa e Porto, e que conta já com um total de mais de 120 mil visitantes.

“O espectáculo convida habitantes e visitantes de todas as idades a viverem uma experiência nocturna única, ao ar livre.”

Segundo Edoardo Canessa, produtor executivo do ateliê OCUBO, “esta iniciativa única envolve todos os sentidos para tocar profundamente a emoção de cada pessoa, permitindo que cada um sinta e viva Monet e Klimt à sua maneira, convidando à descoberta da sua obra, de uma forma muito mais próxima, impactante e intimista, a partir de um espaço e de uma cidade de incomparável relevância histórica e cultural”. De acordo com o responsável, “pela íntima ligação desta emocionante viagem ao espaço para o qual foi desenhada, foi para nós fundamental colaborar com artistas vimaranenses e celebrar Raúl Brandão, que fez de Guimarães a sua casa. O espectáculo convida habitantes e visitantes de todas as idades a viverem uma experiência nocturna única, ao ar livre, em pleno coração da cidade berço.”

Arte no Jardim: Monet & Klimt estará disponível de Terça-feira a Domingo, entre as 21h30 e as 23h00. Os bilhetes custam 9€ para público em geral e 8€ para residentes da cidade, com entrada gratuita para crianças até aos cinco anos.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias